Dia da Mulher comemorado ontem no CRCPR

Com a palestra “Tempo para você”, ministrada pela apresentadora de TV Lu Oliveira, precedida por um coquetel de confraternização, o Dia Internacional da mulher foi comemorado, ontem, dia 7 de março, no CRCPR. As participantes “pagaram” a inscrição com um frasco de hidratante para doação aos idosos do Asilo Belo Lar, em Pinhais.

A palestrante deu dicas de motivação, organização e saúde que podem trazer muitos benefícios à qualidade de vida das mulheres, principalmente hoje em que muitas, além do trabalho, ainda cuidam da casa e dos filhos. Argumentou e deu muitos exemplos de como a organização do tempo é importante: Organizar a agenda do dia a dia, fazer o planejamento da semana, do mês, do ano, para ter mais tempo para si mesma é um desafio para a mulher pensando em uma vida melhor.

A presidente do CRCPR, Lucélia Lecheta, entrega homenagem à contadora há mais tempo registrada no CRCPR

Um ponto alto do evento foi a homenagem do CRCPR à contadora há mais tempo registrada no CRCPR por “seu trabalho exemplar para o enriquecimento da atividade contábil”. O registro profissional de Maria da Luz Guimarães Manita é de 1948: PR-001099/O de 20/03/1948.

A coordenadora da Comissão da Mulher Contabilista do CRCPR, Nilva Amália Pasetto, agradeceu a participação das presentes e convidou-as para o 5º Encontro Paranaense da Mulher Contabilista, em setembro, no Sesc Caiobá.

A homenagem de ontem foi uma realização da Comissão da Mulher Contabilista do CRCPR, em parceria com o Instituto Paranaense da Mulher Contabilista -IPMCont, Sindicato dos Contabilistas de Curitiba – Sicontiba, Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoria, Perícia, Informações e Pesquisas - SESCAP-PR, Federação dos Contabilistas do Paraná – Fecopar e Academia de Ciências Contábeis do Paraná.

Hoje, dia 8, a presidente do CRCPR, Lucélia Lecheta, a primeira dirigente da entidade em 66 anos, enviou a seguinte mensagem às contabilistas: “Há esperança porque mais e mais mulheres estão oferecendo a sua dose de sensibilidade ao grande projeto de construção de um mundo melhor. Hoje, todas as atenções, palavras de carinho, canções de celebração, poemas de exaltação, homenagens, flores e aplausos são para você, mulher, que tem se esforçado para ser um instrumento de amor e transformação”.

O Dia Internacional da Mulher foi criado em referência a 8 de março de 1857, quando centenas de mulheres das fábricas de vestuário e têxteis de Nova Iorque iniciaram uma marcha de protesto contra os baixos salários, o período de 12 horas diárias e as más condições de trabalho. Durante a greve deu-se um incêndio que causou a morte de cerca de 130 manifestantes. Em 1903, nasceu a Women’s Trade Union League. Desde então, as mulheres obtiveram importantes conquistas, em todo o mundo, entre elas o direito de não mais dever obediência ao homem, de exercer a cidadania, votar e se candidatar a funções políticas; de estudar e de escolher a própria profissão e não ser discriminada quanto à remuneração, entre tantas mais.

A palestra foi precedida por
um coquetel de confraternização