Dez cidades paranaenses terão Declare Certo amanhã

Com o apoio de entidades parceiras, entre elas o CRCPR, o SESCAP-PR realiza amanhã, 11 de abril, das 9h às 17h, a 11ª edição da campanha Declare Certo!, que visa orientar o contribuinte sobre o preenchimento da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF). O evento será realizado simultaneamente nas cidades de Curitiba, Arapongas, Apucarana, Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Toledo, Maringá e Pato Branco.

O serviço é prestado por empresários contábeis ligados ao SESCAP-PR e entidades parceiras, que dedicarão parte do seu dia de trabalho para atuarem como orientadores voluntários. De acordo com o presidente do SESCAP-PR, Mauro Kalinke, “a campanha visa sanar dúvidas dos contribuintes que fazem a própria declaração, pois a cada ano a Receita Federal inova, atualiza o sistema, introduz novas informações e as dificuldades sempre existirão. Mas, se as dúvidas persistirem, o contribuinte deve buscar o auxílio de uma empresa contábil”, alerta Kalinke, ao lembrar que ano passado, cerca de dois mil contribuintes foram atendidos nas tendas montadas pelo SESCAP-PR.

O contribuinte também será incentivado a fazer o repasse de parte do imposto de renda devido ao Fundo para a Infância e Adolescência (FIA). Este fundo foi criado para auxiliar entidades e o poder público a arrecadar e destinar recursos para ações que beneficiam crianças e adolescentes em situação de risco. “É uma maneira de o cidadão decidir sobre a destinação de parte do imposto de renda, tendo a vantagem de ajudar crianças e adolescentes do seu município em situação de risco”, explica o presidente do SESCAP-PR, Mauro Kalinke.

Blitz do FIA
Paralelamente ao Declare Certo, o SESCAP-PR realizará também as “Blitzes do FIA” em Curitiba e nas regionais, com a distribuição de panfletos em ruas de grande circulação de carros e pedestres. Em Curitiba, ocorrerá nas ruas Marechal Deodoro esquina com Marechal Floriano; Mariano Torres esquina com Rua XV de Novembro e Rua Vicente Machado esquina com Visconde de Nacar.

Novidades do Fisco
Neste ano, a Receita Federal apresenta duas novidades: a possibilidade das declarações serem elaboradas em tablets e smartphones, por meio da modalidade do m-IRPF, e, aos contribuintes que possuem certificação digital, a oportunidade de fazer a Declaração pré-preenchida, com acesso por meio da página da Receita, na área do e-CAC. Essa modalidade de declaração poderá também ser realizada por um representante do contribuinte que possua certificação digital e detenha uma procuração eletrônica registrada na Receita. A expectativa da Receita Federal é que cerca de 27 milhões de contribuintes prestem contas este ano. O prazo de entrega termina dia 30 de abril. O contribuinte que perder a data de entrega pagará a multa mínima de R$ 165,74 ou a máxima de 20% do imposto devido.

Locais onde ocorrerá a campanha
Arapongas: Praça da Igreja Matriz - (43) 3274-4394
Apucarana: Praça da Catedral - (43) 3274-4394
Cascavel: em frente à Prefeitura Municipal - (45) 3224-6350