Integrantes do Comitê de Olho na Transparência (COT) realizaram, na manhã de quarta-feira (17), uma videoconferência para dar prosseguimento às  análises da transparência dos 399 municípios do Paraná e repasses e despesas que os municípios estão tendo com a Covid-19. Essa questão é de extrema importância para a sociedade, visto que, em função de providências do Estado para facilitar a mitigação dos efeitos da pandemia, muitos desses entes federativos estão desobrigados a cumprir certos mecanismos de controles de compras públicas.

O Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), que tem como representantes fixos no grupo o conselheiro Antonio Moacir Pozzobon e o coordenador da Comissão de Assuntos Contábeis, Fiscais e Tributários, João Eloi Olenike, teve como convidados o presidente da entidade, Laudelino Jochem, o conselheiro Laércio Osório Tissot, e o advogado Martin Neufeld. o Conselho Regional de Economia do Paraná (CoreconPR) foi representado pelo presidente Carlos Magno Bittencourt, o conselheiro Celso Bernardo, o economista Juarez Trevisan e o assessor da presidência Gilberto Miranda.  O Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná (SESCAP-PR) foi representado pelo seu diretor de Assuntos Legais, Euclides Locatelli, enquanto a seccional Paraná da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR) teve como representantes os advogados Maria Fernanda Maluta, Fabrycia Kessler, Waldir Felix, Laerzio Chiesoin e Geovane Couto da Silveira, além da secretária do COT, Maira Ferreira.

O próximo passo do COT será a reanalise dos portais cujas instituições já foram oficiadas quanto a falhas nas informações prestadas e o reporte das questões não solucionadas para os órgãos fiscalizadores.

Com informações do CoreconPR