Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

Canal do YouTube transmitiu mais de 36 mil horas de conteúdo e superou 104 mil visualizações no ano, com destaque para a 18ª Convenção e a Escola Técnica CRCPR

A vice-presidência de Desenvolvimento Profissional do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) tem muito a comemorar neste ano que termina. Superando desafios épicos, como a dificuldade de recuperação dos dados do Programa de Educação Profissional Continuada do Conselho Federal de Contabilidade (PEPC-CFC) após o ataque de cibernéticos sofrido pela autarquia federal no primeiro semestre de 2020 e as próprias limitações impostas pela pandemia de Covid-19,. a equipe enxuta formada pelo gerente Dirceu Zonatto, e o assistente administrativo Gustavo Muenz colocou no ar, na TV CRCPR, mais de 70 eventos virtuais, que somaram quase 26 mil participantes ao longo do ano de 2021. 

"Esse é o lado do nosso trabalho que aparece para o público, mas por trás de tudo isso ainda tivemos a análise de centenas de processos para qualificação de eventos nossos e de terceiros para pontuar no PEPC, o credenciamento e descredenciamento de capacitadoras, o recebimento e análise das prestações de contas dos profissionais obrigados ao programa de Educação Continuada, a busca por palestrantes e conteúdo de qualidade, toda a burocracia do cadastramento dos eventos no site, a gestão das inscrições e de emissão de certificados de participação nos cursos, entre outras atividades", comenta o vice-presidente da pasta, Aguinaldo Mocelin. "Enfim, um trabalho gigantesco que só foi possível graças à dedicação da equipe e ao incondicional suporte da direção do Conselho, dos conselheiros que compõem a Câmara de Desenvolvimento Profissional, dos coordenadores e integrantes das Comissões de Trabalho do CRCPR, e das áreas envolvidas na organização, infraestrutura e divulgação dos eventos, em especial o pessoal da Comunicação, Informática e Compras e Licitações", prossegue.

Entre os eventos de grande porte, destacam-se a 18ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Paraná, o Fórum do Auditor, 5º Seminário Paranaense de Perícia, 6º Seminário Jovens Lideranças Contábeis, Fórum Paranaense da Mulher Contabilista, Fórum dos Coordenadores e Professores de Ciências Contábeis, 8º Encontro do Empresário Contábil, além de dezenas de lives das comissões do Terceiro Setor, Assuntos Contábeis, Fiscais e Tributários, da Mulher Contabilista, de Valorização Profissional, dos Profissionais da Área Cooperativista, do Contador Público, do Programa de Voluntariado da Classe Contábil, além de lives de terceiros, como a Receita Federal, o Sebrae, entre outros.

Escola Técnica CRCPR

Ainda sob a égide das medidas restritivas à circulação e concentração de pessoas, por conta da pandemia de Covid-19, no mês de maio o CRCPR lançou uma nova ferramenta virtual para suprir a constante demanda do profissional da contabilidade do Paraná por atualização: a Escola Técnica CRCPR. Desde maio, todas as quartas-feiras, das 9 às 10h da manhã, o CRCPR transmite, de forma gratuita, conteúdos de caráter exclusivamente técnico, podendo, conforme o caso, valer pontuação no PEPC-CFC. "O projeto tem o objetivo de manter profissionais da contabilidade de todo o estado sempre por dentro das nas normas contábeis, novidades na área fiscal, tributária, trabalhista, tecnológica, de departamento pessoal, auditoria, perícia, finanças, enfim, todos os campos do conhecimento que afetam a rotina do segmento contábil, como alternativa ao que fazíamos com maestria com os eventos presenciais aqui na sede do CRCPR, nas sedes regionais e representações no interior", explica Mocelin.  

Ao longo do ano foram transmitidos 31 episódios da Escola Técnica CRCPR ao vivo, o que permitiu aos participantes interagir com os palestrantes e tirar dúvidas, da mesma forma como ocorria nos eventos presenciais. A Escola Técnica CRCPR superou 11 mil participantes ao vivo, e totalizou mais de 28 mil visualizações e 8,2 mil horas de exibição na TV CRCPR, tendo sido responsável por 26% do tráfego no canal. 

18º Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Paraná

A primeira convenção do CRCPR realizada no formato virtual bateu todos os recordes, com quase cinco mil inscritos e participantes de mais de 300 cidades brasileiras. "Sucesso de público e de crítica, com palestrantes de primeira grandeza, que trouxeram reflexões que os profissionais da contabilidade ainda vão aproveitar muito", avaliou o presidente do CRCPR, Laudelino Jochem, no encerramento do evento, transmitido de 17  a 19 de agosto pela TV CRCPR. Com o tema "Um olho na tecnologia, outro em você", "Tivemos picos de mais de 2 mil participantes simultâneos nas palestras magnas e  mais de mais de 1500 nas transmissões simultâneas do dia 18", comentou o diretor superintendente, Gerson Borges de Macedo. 

Outros destaques

Os fóruns e seminários que já fazem parte da programação anual de eventos do CRCPR continuaram brilhando em 2021, ainda no formato virtual. Os principais destaques foram o Fórum do Auditor, com 1.122 inscritos, V Seminário Paranaense de Perícia, com 882 inscritos, o 6º Seminário Jovens Lideranças Contábeis, com 519, e o Encontro do Empresário Contábil, com 498 inscritos. "Vale mencionar também o 5º Fórum de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, que realizamos nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro em Maringá, marcando a retomada dos eventos presenciais. Isso só foi possível graças ao expressivo avanço da vacinação no Paraná e à significativa redução dos números da pandemia", comemora o vice-presidente.


 "Outro ponto que nos deixa muito satisfeitos, reforçando a sensação de dever cumprido, é que das quase 11 mil avaliações respondidas por participantes dos eventos, mais de 99% classificaram os eventos como ótimo ou bom", comemora Mocelin. "A partir de 2022 eu passarei a representar o Paraná no Conselho Federal de Contabilidade, e podem contar que vou me empenhar ao máximo para realizar ações e projetos que beneficiem a nossa profissão, tanto no nosso estado quanto em âmbito nacional. Mas antecipo que o CRCPR tem muita coisa boa já planejada para 2022. Ao próximo vice-presidente, que será eleito em janeiro, desejo muito sucesso e que venham muitas novidades para os nossos colegas de todo o Paraná", finaliza Mocelin.

Assista a seguir ao vídeo de prestação de contas gravado pelo vice-presidente Aguinaldo Mocelin.

 Reprodução permitida, desde que citada a fonte.