Depois do seminário eSocial, entidades planejam novos eventos para 2014

Além de promover grande número de cursos e seminários, nos formatos presencial e à distância, que só em 2013 treinaram mais de 11 mil pessoas, o CRCPR faz parte de um grupo de entidades dentre as mais importantes do estado do Paraná, representativas dos setores industrial, comercial, agrícola, de serviços e das profissões liberais, além da Receita Federal e do Sebrae - cerca de 18 entidades -, comprometidas com a organização de eventos voltados a dirigentes e funcionários das empresas, em particular àqueles responsáveis pela elaboração de demonstrações e relatórios fiscais, tributários, previdenciários, trabalhistas e outros. Depois do sucesso do seminário sobre e-Social, realizado dia 14 de novembro, na Fiep, transmitido por vídeoconferência para 26 cidades, alcançando três mil pessoas no estado, a parceria já planeja novos eventos para 2014. A pauta saiu da terceira reunião do grupo, no último dia 10, às 14h, no Sebrae-PR.

Reunião, dia 10 de dezembro, no Sebrae, com o vice-presidente Marcos Rigoni, representando o CRCPR, fez uma avaliação do seminário eSocial, realizado dia 14 de novembro, e debateu novos temas para 2014.

Durante a reunião, em que o CRCPR foi representado pelo vice-presidente de Administração, Marcos Rigoni de Mello, foi feita uma avaliação detalhada do seminário de 14 de novembro com a finalidade de identificar falhas e acertos, aperfeiçoar o planejamento estratégico e a organização. A parceria entre as entidades, a participação de cada uma com uma dose de comprometimento, foi bastante elogiada por todos os participantes da reunião. “Realmente, a união de esforços das instituições parceiras, coordenadas pela FIEP, Receita Federal do Brasil, Conselho Regional de Contabilidade do Paraná e Sistema FAEP/SENAR, fez a diferença”, afirmou o coordenador do evento, Dorgival Lima Pereira, da Fiep. “Só assim é possível crescer como instituição e como sociedade”, completou Francisco Reinhardt, da Receita Federal. “O CRC teve papel fundamental na divulgação, chamando os contabilistas para se inscreverem”, disse ainda Dorgival.

Como o eSocial será implantado paulatinamente ao longo de 2014, a intenção do grupo é continuar carregando na informação. Além de novos seminários, foi discutida a edição de uma cartilha para orientar as empresas. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) – um dos parceiros do grupo – já está distribuindo uma direcionada a seu segmento.

Além de debater formas para integrar cada vez mais as instituições, fortalecer os laços, aprimorar realizações do interesse da sociedade, os representantes das entidades, presentes na reunião do dia 10, no Sebrae, elencaram novos temas para serem discutidos e eventualmente pautados em eventos futuros. IFRS, Redesim, Simples e e-social estão entre os mais cotados. Também foram citados os temas: Siscoserv, Siscomex, Sefisc, eCac, educação fiscal, CNAE, NR12. São apenas sugestões, por enquanto, mas é certo que os grandes eventos da parceria de entidades vão continuar em 2014. A próxima reunião das entidades ficou marcada para 29 de janeiro, às 16h, na Fiep.