Depois de Maceió, Curitiba sediará Semana Contábil e Fiscal de Estados e Municípios (Secofem)

Começou na segunda-feira (15) a II Semana Contábil e Fiscal de Estados e Municípios ( Secofem), em Maceió (AL). Realizada pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em parceria com a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), a semana oferece capacitação, em diversas áreas da contabilidade pública, para gestores e profissionais que atuam no setor. Em Curitiba, está programada para 24 a 28 de agosto.

A cerimônia de abertura contou com a participação do governador do Estado de Alagoas, Renan Calheiros Filho; do presidente do Conselho Federal de Contabilidade, José Martonio Alves Coelho; da controladora-geral do Estado de Alagoas, Maria Clara Cavalcante Bugarim; do presidente do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas, Otávio Lessa; do presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia, Inaldo da Paixão Santos Araújo; do secretário de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas, Carlos Christian Reis Teixeira; e do coordenador-geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação, Leonardo Silveira do Nascimento, representando a subsecretária de Contabilidade Pública da STN, Gildenora Batista Dantas Milhomem; entre outras autoridades.

O presidente do CFC ressaltou que um dos maiores objetivos da autarquia tem sido buscar a conscientização das entidades sobre a importância do profissional da contabilidade como aliado do gestor público e como agente de proteção da sociedade. “Temos implementado ações efetivas para que o trabalho dos profissionais se torne um instrumento eficaz de controle e orientação útil para o desenvolvimento e o progresso do país”, disse. Segundo ele, tornou-se imprescindível que a contabilidade aplicada ao setor público integre as diversas agendas no âmbito governamental, sendo este um tema que interessa não somente a governos e profissionais, mas também à sociedade em geral.

A controladora-geral do Estado de Alagoas, Maria Clara Cavalcante Bugarim, também falou na abertura do evento. “Como contadores, temos o dever de sermos éticos em nossos registros e, como Governo, temos a obrigação de priorizar o efetivo controle interno e preventivo, evitando o desperdício dos recursos públicos, cuidando para a sua correta aplicação”, frisou.

Nesse sentido, Maria Clara – que também é presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon) –, entende que o profissional da contabilidade é o elo entre a instituição e o gestor. “Nosso trabalho, hoje, no governo, tem sido sedimentado nos alicerces da transparência, da proximidade entre governo e sociedade e da ética”, afirmou. Seguiu-se à abertura uma palestra do presidente do TCE-BA sobre os 15 anos da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Capacitação

A II Secofem é dividida em 21 oficinas ministradas por técnicos do Tesouro Nacional. “O aperfeiçoamento dos gestores públicos e profissionais da área contábil é uma forma de valorização do papel da contabilidade como fator de proteção da sociedade”, afirma Maria Clara.

As oficinas da Semana Contábil e Fiscal de Estados e Municípios ocorrem no Centro Universitário Tiradentes (Unit). Cerca de 500 profissionais da contabilidade de diversos se inscreveram para participar do evento.

Para este ano, estão previstas também capacitações em Curitiba e no Rio de Janeiro. Em Curitiba, a III Secofem acontecerá de 24 a 28 de agosto de 2015, segundo informações do site do Tesouro Nacional.

Com informações do CFC e da Secretaria do Tesouro Nacional