Evento "Câmara Técnica Debate..." foi transmitido nesta quarta-feira (15), no YouTube do CRCSC

Na manhã desta quarta-feira (15), o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Laudelino Jochem, participou do “Câmara Técnica Debate...”, evento periódico promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC) em seu canal no YouTube, o CRCSC Oficial. O tema abordado foi Demonstrações Contábeis e Evidenciações no Terceiro Setor.

A abertura foi conduzida pela presidente do CRCSC, Rúbia Albers Magalhães, que deu as boas-vindas aos participantes. “É com muita satisfação que vejo que todos aqui estão interessados em aprender sobre o assunto e estar atualizados no mercado. Este é um momento de debatem em que vocês podem ouvir profissionais que são referências no mercado e que se dedicam a estudar o assunto”, disse.

A seguir, o vice-presidente Técnico do CRCSC, Roberto Aurélio Merlo, que destacou que o evento foi concebido a partir do desejo de profissionais contábeis de todo o Estado de Santa Catarina em conhecer mais sobre Demonstrações Contábeis e Evidenciações no Terceiro Setor.

Iniciada às 10h e com duração de duas horas, a transmissão contou com cerca de 140 participantes, que puderam interagir com o presidente Laudelino pelo chat após os 40 minutos da apresentação, recheada de exemplos práticos.

Jochem falou sobre o marco regulatório das Demonstrações Contábeis e Evidenciações no Terceiro Setor, salientando que a contabilidade das entidades sem fins lucrativos merece uma atenção muito especial e necessita de profissionais extremamente qualificados. “Elas desempenham um papel fundamental para o Estado e para a sociedade, trabalhando as questões sociais em áreas que frequentemente os governos acabam não tendo uma atuação tão efetiva”, ponderou.

Segundo ele, as entidades atendem não apenas pessoas que estão em situação de vulnerabilidade, mas também buscam se inserir de forma inovadora em diversos aspectos da sociedade, destacando-se quanto a questões ambientais, educacionais, de saúde, cidadania, e até mesmo tecnológicas.  “Como elas têm acesso a uma quantidade significativa de recursos da administração pública e da sociedade, seguem um marco regulatório específico e necessitam de absoluta transparência na prestação de contas. É aí que a atuação do profissional da contabilidade faz toda a diferença”, enfatizou.

A moderação foi realizada pelo conselheiro do CRCSC Tadeu Pedro Vieira, coordenador local do Programa de Voluntariado da Classe Contábil PVCC, que após sintetizar os inúmeros comentários elogiosos enviados pelo chat, passou a apresentar as dúvidas e questionamentos dos participantes. O vídeo está disponível no canal CRCSC Oficial no YouTube. Para assistir ou rever, clique na imagem abaixo.

Para saber mais sobre a contabilidade do Terceiro Setor:

Além de presidir o CRCPR, Laudelino Jochem, é empresário contábil, atua como palestrante, professor universitário, consultor e escritor, com várias obras publicadas com foco em IFRS, Terceiro Setor, Cooperativismo, Gestão, Ética e Compliance, Finanças Pessoais, entre outros.

Em 2020, em plena pandemia do novo coronavírus, lançou o livro Contabilidade das Entidades do Terceiro Setor.

Ainda neste segmento, lançou em 2018 a obra Contabilidade: Entidades sem fins lucrativos e sociedades cooperativas, que tem como coautores o atual presidente da Junta Comercial do Paraná (JUCEPAR), Marcos Sebastião Rigoni de Mello, e como inspetor fiscal do CRCPR Gilberto Quadros.

O e-Book Doações e Subvenções nas Entidades do Terceiro Setor, editado em 2020, que apresenta alguns conceitos básicos sobre a temática, conceitua e explica especificidades como o reconhecimento contábil de receitas com convênios e doações, principais tipos de subvenções em geral e as relacionadas ao CEBAS, tudo com exemplos práticos, detalhando o passo a passo, segundo o embasamento das Normas Brasileiras de Contabilidade aplicáveis, está disponível para download gratuito no site do CRCPR. Clique aqui para baixar.

Outras Palestras

Na próxima terça-feira, 21, a partir das 20h15, o presidente Laudelino Jochem apresentará a palestra Cenário Atual Contábil, encerrando a programação do evento Dia do Contador: rumo aos 50 anos do Curso de Ciências Contábeis da UEL. A transmissão ao vivo ocorre pelo canal do YouTube do Departamento de Ciências Contábeis da UEL e será aberta a qualquer interessado.

No dia 22, Dia do Contador, às 21h, ele apresentará a palestra O cenário atual da contabilidade em meio a pandemia da covid-19, no âmbito da a Semana Acadêmica Integrada dos Cursos de Administração e Ciências Contábeis do Centro Universitário UNISEP - União de Ensino do Sudoeste do Paraná – Campus Francisco Beltrão.

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.