5bda46d1a911e.JPG

A convite do coordenador do curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Ensino Superior de São Miguel  do Iguaçu (FAESI), Osni Antonio Zanoni, a titular da delegacia do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR)Convidada pelo coordenador do curso de Ciências Contábeis da FAESI, Osni Antonio Zanoni, a delegada do CRCPR em Medianeira, Marisa Salete Rippel, realizou uma apresentação para os alunos sobre o Sistema CFC/CRCs. em Medianeira, Marisa Salete Rippel, proferiu, no dia 31 de outubro, a palestra O Sistema CFC/CRCs

Além da palestra de Marisa, os 113 estudantes inscritos assistiram também a apresentação do professor Sidney dos Santos Franco. Ele abordou o tema A contabilidade como agente integrador das ferramentas de gestão empresarial. A apresentação fez parte das atividades de encerramento da  XIV Semana Acadêmica de Ciências Contábeis da instituição, que começara no dia 29.

Marisa traçou um panorama sobre o histórico e a legislação que criou e orienta o funcionamento e a atuação do Conselho Federal de Contabilidade e conselhos regionais, destacando a importância da regulamentação da profissão e da existência de órgãos de registro e fiscalização do exercício profissional, visando a proteção da sociedade e a valorização do bom profissional. A seguir, enumerou as ações das diversas câmaras do CRCPR, tais como Registro, Fiscalização, Ética e Discliplina, Desenvolvimento Profissional, Desenvolvimento Regional, etc. Abordou também o Exame de Suficiência, destacando ainda os números da profissão no Estado do Paraná e no País.