Dedução do IR viabiliza a restauração da Santa Casa de Curitiba

Primeiro hospital do Paraná, ainda em funcionamento, a Santa Casa de Curitiba passa por um grandioso processo de restauração. As obras só estão sendo possíveis com o apoio de pessoas físicas e jurídicas ao projeto de restauro do Hospital, amparado pela Lei Rouanet. A lei possibilita que o doador tenha dedução de 100% no imposto de renda do valor doado.

Patrimônio histórico e cultural, a edificação que data de meados do século XIX, já sofreu reformas, adaptações e até mesmo restauros parciais. No entanto com o passar do tempo, toda sua estrutura vem sendo comprometida. Além da importância cultural, a recuperação proporciona melhoria do atendimento prestado à população paranaense.

Santa Casa de Curitiba passa por restauração com o apoio de pessoas físicas e jurídicas, via Lei Rouanet. Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo.

O projeto já viabilizou a reforma completa dos telhados e de duas enfermarias com 52 leitos exclusivos para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). As obras de restauro agora se concentram na capela do Hospital e na troca dos pisos dos corredores.

As obras estão estimadas em cerca de R$ 6,2 milhões. Deste total, aproximadamente 4,3 milhões já foram captados e o montante restante deve ser obtido até o final de 2013. A prestação de contas para os apoiadores do projeto é efetuada por meio de relatórios emitidos pela empresa responsável pelo restauro.

Para doar:
Imposto de Renda: Todas as pessoas físicas pagadoras de Imposto de Renda (IR) e empresas tributadas com base no lucro real podem destinar parte do valor do imposto devido para as obras de preservação e Restauro da Santa Casa de Curitiba. Por meio do Projeto de Restauro, que está agora na última fase, os apoiadores do projeto podem deduzir do IR devido até 100% do valor doado ou patrocinado, respeitando os limites percentuais de 4% do valor devido para pessoa jurídica e 6% para pessoa física. A doação pode ser feita até o dia 26 de dezembro pelos telefones (41) 3271-1866 e (41) 3271-1506.

Passo a passo da doação:
1) O patrocinador/doador escolhe o valor que será investido e informa ao Núcleo de Projetos Sociais e Culturais da Irmandade da Santa Casa de Curitiba, pelos telefones (41)3271-1506/3271-1866;
2) A Irmandade da Santa Casa emite o recibo de mecenato ao patrocinador/doador;
3) O patrocinador/doador faz o aporte na conta corrente indicada pela Irmandade e encaminha o comprovante de depósito para instituição por e-mail;
4) No ato da declaração do Imposto de Renda, o patrocinador/doador informa o aporte realizado.