O contribuinte que ainda não declarou o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2024 e tem dúvidas para preencher a declaração poderá receber orientação gratuita na próxima semana, dia 25 de abril (Dia do Profissional da Contabilidade), em espaços públicos nas cidades de Curitiba, Arapongas, Cascavel, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Maringá e Pato Branco. Trata-se da campanha “Declare Certo!”, uma ação realizada pela Fenacon* e SESCAP-PR**, com o apoio do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) e de sindicatos regionais.

Este ano, a campanha terá o slogan ‘Contador, o maestro da tributação: Declare com quem entende’ e ocorrerá simultaneamente em diversas cidades do país. Em todas, empresários contábeis, funcionários de empresas de contabilidade e entidades públicas, assim como acadêmicos dedicarão parte do seu dia para atuar como voluntários no atendimento aos contribuintes. Inspetores fiscais, conselheiros e integrantes de comissões de trabalho do CRCPR estarão disponíveis nos postos para esclarecer dúvidas, bem como realçar a importância crucial da orientação do profissional contábil.

Apenas em Arapongas a campanha será realizada de modo virtual, via aplicativo de texto WhatsApp. Cerca de 15 contadores estarão à disposição dos contribuintes no período das 9h às 16h, para orientá-los pelo aplicativo, em número a ser disponibilizado.

O Declare Certo é uma campanha de responsabilidade social realizada em espaços públicos, como praças e shoppings, desde 2004, e consiste na oferta de orientação gratuita para os contribuintes na época da Declaração Anual do IRPF. A campanha iniciou no Paraná e passou a ser realizada por várias entidades do Sistema Fenacon, tendo se expandido para diversas regiões do Brasil.

A Receita Federal estipulou até o dia 31 de maio como a data limite para o contribuinte entregar a Declaração do IRPF em 2024. Segundo o órgão, são obrigados a declarar quem recebeu rendimentos tributáveis, sujeitos ao ajuste na declaração, cuja soma foi superior a R$ 30.639,90 em 2023. Também devem realizar a declaração aqueles que receberam rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados na fonte acima de R$ 40.000,00 durante o ano, entre outras obrigações.

Declare Certo 2024: 25/4, a partir das 9h

• Cascavel: 9h às 16h, no calçadão da Av. Brasil - Travessa Padre Champagnat;
  • Curitiba: 9h às 17h, calçadão da Boca Maldita, na Avenida Luiz Xavier, 34-68;
  • Foz do Iguaçu: 10 às 16h, no Shopping Cataratas JL (Av. Costa e Silva 185 - Parque Presidente 1 - 1º piso - entrada pela Avenida Paraná)
  • Guarapuava: 9h às 16h, no calçadão da Rua XV (em frente ao Clube Guaíra)
  • Maringá: 9h às 17h, na Av. Getulio Vargas esquina com Neo Alves Martins.
  • Pato Branco: 9h às 16h, na Praça Presidente Vargas

Arapongas: a campanha será realizada de modo virtual, via aplicativo de texto WhatsApp. Cerca de 15 contadores estarão à disposição dos contribuintes no período das 9h às 16h, para orientá-los pelo aplicativo, em número a ser disponibilizado.

Fenacon: Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas

SESCAP-PR: Sindicato das Empresas Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Paraná.

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.