No Dia do Profissional da Contabilidade, 25 de abril, o contribuinte que tinha dúvidas para preencher a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2024 pôde receber orientação gratuita em espaços públicos nas cidades de Curitiba, Arapongas, Cascavel, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Maringá e Pato Branco. Trata-se da anual campanha “Declare Certo!”, realizada pela Fenacon* e SESCAP-PR**, com o apoio do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), da Receita Federal do Brasil e de sindicatos locais

Da esq. p/ a dir.: Marcelo Vitorino, Michel Lopes, Everson B. Carlin, Gilson Luís da Silva, Euclides Locatelli e Dirceu Vaz

Representando o CRCPR, em Curitiba, participaram na parte da manhã o presidente, Everson Breda Carlin, a vice-presidente de Relações Sociais, Eva Schran de Lima, a conselheiras Carolina Feijó, as conselheiras suplentes Indiara Barbosa, Roseli de Souza Ruiz e Simone Vanni, o diretor superintendente Gerson Borges de Macedo e os inspetores fiscais Carlos Alberto Jungles de Camargo (período da manhã) e Gilberto Quadros (tarde).

A campanha ocorreu simultaneamente em diversas cidades do país e teve o slogan ‘Contador, o maestro da tributação: Declare com quem entende’. Empresários contábeis, funcionários de empresas de contabilidade e de entidades públicas, assim como acadêmicos, dedicaram parte do seu dia para atuar como voluntários no atendimento a dezenas de contribuintes para esclarecer dúvidas, bem como realçar a importância crucial da orientação do profissional contábil.

Na capital paranaense, também estiveram presentes o presidente do SESCAP-PR, Michel Lopes; o vice-presidente do SESCAP-PR e coordenador da Comissão CRCPR Terceiro Setor, Nelson Zafra; o presidente do Sindicato dos Contabilistas de Curitiba e Região (Sicontiba), Dirceu Tadeu Vaz; e o presidente da Associação dos Contabilistas de Curitiba e Região Metropolitana (ACCTBA) e 1º vice-presidente da Federação dos Contabilistas do Paraná (Fecopar), Gilson Luis da Silva.

Apenas em Arapongas a campanha foi realizada virtualmente, via aplicativo de texto WhatsApp, no qual cerca de 15 contadores estiveram à disposição dos contribuintes.

O Declare Certo é uma campanha de responsabilidade social realizada em espaços públicos, como praças e shoppings, desde 2004, e consiste na oferta de orientação gratuita para os contribuintes na época da Declaração Anual do IRPF. A campanha iniciou no Paraná e passou a ser realizada por várias entidades do Sistema Fenacon, tendo se expandido para diversas regiões do Brasil.

A Receita Federal estipulou o dia 31 de maio como a data limite para o contribuinte entregar a Declaração do IRPF em 2024. Segundo o órgão, está obrigado a declarar quem recebeu rendimentos tributáveis, sujeitos ao ajuste na declaração, cuja soma foi superior a R$ 30.639,90 em 2023. Também devem realizar a declaração aqueles que receberam rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados na fonte acima de R$ 200.000,00 durante o ano, entre outras obrigações.

Fenacon: Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas

SESCAP-PR: Sindicato das Empresas Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Paraná.

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.