Da esq. para a dir.: Marcus Rinaldi (superintendente da RFB em Curitiba), Michel Vitor Lopes (presidente do SESCAP-PR), Laudelino Jochem (presidente do CRCPR) e Everson Breda Carlin (VP de Adm. e Finanças do CRCPR)

Na sexta-feira, dia 31 de março, os contribuintes que ainda não declararam o Imposto de Renda Pessoa Física referente ao ano de 2022 ou que tinham dúvidas sobre preenchimento da declaração, puderam receber orientação gratuita em espaços públicos em oito municípios paranaenses. Trata-se da campanha “Declare Certo!”, uma ação de responsabilidade social realizada pelo SESCAP-PR, com o apoio do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Federação dos Contabilistas do Paraná (Fecopar), Sindicato dos Contabilistas de Curitiba e Região (Sicontiba), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), FAE Centro Universitário e Receita Federal do Brasil (RFB).

Prestigiaram o evento em Curitiba, o presidente do CRCPR, Laudelino Jochem, o vice-presidente de Administração e Finanças, Everson Breda Carlin, o diretor superintendente, Gerson Borges de Macedo, o coordenador da Comissão do Terceiro Setor do CRCPR e vice-presidente do SESCAP-PR, Nelson Zafra, e os inspetores fiscais do CRCPR que realizaram o plantão de atendimento ao público, Carlos Alberto Jungles de Camargo e Gilberto Quadros.

Além deles, estiveram presentes outros representantes de entidades realizadoras como, Michel Vitor Lopes (presidente do SESCAP-PR); Marcus Rinaldi (superintendente da RFB em Curitiba - 9ªRF); os professores Luci Michelon Lohman, Paulo Sérgio Miguel, Hugo Dias Amaro, Cassia Messias Pons Ayres (PUCPR); o professor Érico Eleutério da Luze (FAE); além de profissionais da contabilidade voluntários.

Este ano, a campanha ocorreu simultaneamente nas cidades Curitiba, Arapongas, Cascavel, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Maringá, Pato Branco e Toledo. Em todas, cerca de 80 profissionais (empresários contábeis, funcionários de empresas de contabilidade e acadêmicos) dedicaram parte do seu dia de trabalho para atuar como voluntários no atendimento aos contribuintes.

O Declare Certo é uma campanha de responsabilidade social realizada em espaços públicos, como praças e shoppings, desde 2004, e consiste na oferta de orientação gratuita para os contribuintes na época da Declaração Anual do Imposto de Renda da Pessoa Física. A campanha teve início no Paraná e passou a ser realizada por várias entidades do Sistema Fenacon (Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis), sendo realizada hoje em várias cidades brasileiras.

Os inspetores fiscais do CRCPR Carlos Alberto Jungles de Camargo (à esquerda) e Gilberto Quadros (à direita) participaram do plantão de atendimento ao público, no dia 31, no centro da capital

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.