Na sexta-feira, dia 31 de março, os contribuintes que ainda não declararam o Imposto de Renda Pessoa Física referente ao ano de 2022 ou que tinham dúvidas sobre preenchimento da declaração, puderam receber orientação gratuita em espaços públicos em oito municípios paranaenses. Trata-se da campanha “Declare Certo!”, uma ação de responsabilidade social realizada pelo SESCAP-PR, com o apoio do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Federação dos Contabilistas do Paraná (Fecopar), Sindicato dos Contabilistas de Curitiba e Região (Sicontiba), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), FAE Centro Universitário e Receita Federal do Brasil (RFB).
Prestigiaram o evento em Curitiba, o presidente do CRCPR, Laudelino Jochem, o vice-presidente de Administração e Finanças, Everson Breda Carlin, o diretor superintendente, Gerson Borges de Macedo, o coordenador da Comissão do Terceiro Setor do CRCPR e vice-presidente do SESCAP-PR, Nelson Zafra, e os inspetores fiscais do CRCPR que realizaram o plantão de atendimento ao público, Carlos Alberto Jungles de Camargo e Gilberto Quadros.
Além deles, estiveram presentes outros representantes de entidades realizadoras como, Michel Vitor Lopes (presidente do SESCAP-PR); Marcus Rinaldi (superintendente da RFB em Curitiba - 9ªRF); os professores Luci Michelon Lohman, Paulo Sérgio Miguel, Hugo Dias Amaro, Cassia Messias Pons Ayres (PUCPR); o professor Érico Eleutério da Luze (FAE); além de profissionais da contabilidade voluntários.
Este ano, a campanha ocorreu simultaneamente nas cidades Curitiba, Arapongas, Cascavel, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Maringá, Pato Branco e Toledo. Em todas, cerca de 80 profissionais (empresários contábeis, funcionários de empresas de contabilidade e acadêmicos) dedicaram parte do seu dia de trabalho para atuar como voluntários no atendimento aos contribuintes.
O Declare Certo é uma campanha de responsabilidade social realizada em espaços públicos, como praças e shoppings, desde 2004, e consiste na oferta de orientação gratuita para os contribuintes na época da Declaração Anual do Imposto de Renda da Pessoa Física. A campanha teve início no Paraná e passou a ser realizada por várias entidades do Sistema Fenacon (Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis), sendo realizada hoje em várias cidades brasileiras.
Reprodução permitida, desde que citada a fonte.