Declare Certo! leva esclarecimento sobre IRPF a contribuintes paranaenses

Há 12 anos consecutivos, a Campanha Declare Certo!, idealizada e promovida pelo SESCAP-PR, com o apoio do CRCPR, entre outras entidades, esclarece gratuitamente as dúvidas de centenas de contribuintes sobre a declaração de imposto de renda.

Realizada desde 2004, a campanha contou com a participação voluntária de empresários contábeis, acadêmicos e funcionários de empresas de contabilidade, que dedicaram parte do seu dia de trabalho para prestar orientações sobre o imposto de renda. Os contabilistas e acadêmicos que prestam atendimento à população trabalham de forma voluntária. Este ano, a campanha aconteceu, dia 10 de abril, simultaneamente em doze cidades paranaenses: Apucarana, Arapongas, Cascavel, Curitiba, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Guarapuava,Marechal Cândido Rondon, Maringá, Pato Branco, Toledo e Umuarama.

Além do CRCPR, a campanha do Sescap-PR tem o apoio da Receita Federal, Academia de Ciências Contábeis do Paraná, Sicontiba (Sindicato dos Contabilistas Autônomos), Instituto Paranaense da Mulher Contabilista (IPMCont) e Federação dos Contabilistas do Paraná (Fecopar).

Blitz do FIA

Durante a campanha também foi realizada a Blitz do FIA, na qual os profissionais incentivam os contribuintes a repassarem parte do Imposto de Renda aos Fundos para a Infância e Adolescência (FIA) municipais, estadual e federal, conforme previsto na Lei 12.594/2012. Em Curitiba, a blitz teve o apoio de profissionais do Hospital Pequeno Príncipe, um dos grandes angariadores de recursos provenientes do Imposto de Renda.
Motoristas e pedestres que passaram por ruas de grande movimento também receberam folhetos explicativos sobre a campanha. Na capital, a ação aconteceu nas equinas das ruas Mal. Deodoro com Mal. Floriano; Mariano Torres com Rua XV de Novembro e Rua Vicente Machado com a Visconde de Nácar, no Centro.
Na opinião do presidente do SESCAP-PR, Mauro Kalinke, a destinação ao FIA deve ser mais praticada pelo contribuinte, incentivada e lembrada pelo contador, já que o recurso é revertido em benefício de ações sociais no município em que residem. “Outra vantagem é que o cidadão pode acompanhar a utilização desse recurso pelos Conselhos da Criança e do Adolescente”, afirma.

Fonte – CRCPR –SESCAP-PR