Declare Certo! CRCPR participa de campanha nacional que orienta população sobre IR 2016

Contribuintes de 14 estados brasileiros puderam esclarecer dúvidas sobre a declaração de imposto de renda, gratuitamente, em mutirões promovidos por entidades contábeis filiadas ou parceiras do Sistema Fenacon Sescap/Sescon.

No Paraná, a campanha "Declare Certo!" foi promovida pelo Sindicato da Empresas de Serviços Contábeis, de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas, SESCAP-PR, com o apoio do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), da Fenacon (Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas); Receita Federal do Brasil (RFB); Federação dos Contabilistas do Paraná (Fecopar); Sicontiba (Sindicato dos Contabilistas de Curitiba), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR); FAE, entre outras entidades. As cidades abrangidas nesta edição foram Apucarana, Arapongas, Cascavel, Curitiba, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Marechal Cândido Rondon, Maringá, Pato Branco, Toledo e Umuarama.

Na última sexta-feira, dia 15, contabilistas voluntários fizeram plantão em localidades centrais de cada cidade para fornecer aos cidadãos orientação gratuita sobre o preenchimento da declaração do Imposto de Renda. Também foi distribuída uma cartilha de orientação sobre o IRPF, produzida pelo Sistema Fenacon Sescap/Sescon, com informações a respeito das dúvidas mais frequentes.

Segundo o presidente do SESCAP-PR, Mauro Kalinke, ao longo do dia, mais de 150 empresários do setor contábil, professores, acadêmicos, além de representantes de entidades parceiras destinaram parte de seu tempo em benefício dos contribuintes paranaenses. “Apesar de a Receita Federal contar com acesso cada vez mais facilitado à informação, é imprescindível que algumas dúvidas sejam esclarecidas pelos profissionais da área”, disse.

Foto da assessoria do vereador Hélio Wirbiski publicada em sua página.
"Esta prestação de serviços que fazemos à comunidade é de fundamental importância, pois com sistemas de coleta de informações cada vez mais sofisticados de que a Receita dispõe, um profissional qualificado pode ajudar o contribuinte a prestar atenção em pequenos detalhes, evitando que caia na malha fina" esclarece o presidente do CRPCR, Marcos Rigoni. Conselheiros e funcionários do CRCPR participaram da campanha em várias localidades (veja aqui as galerias de imagens publicadas pelo SESCAP-PR).

Participação acadêmica

Cilene dos Santos e Angela Sobota Moreira são acadêmicas do 5º período de Ciências Contábeis na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e acompanharam as orientações prestadas por professores e outros empresários contábeis. "É a primeira vez que participo desta campanha e achei a adesão muito interessante, porque percebo que as dúvidas são sanadas e as pessoas saem satisfeitas", comentou. Angela participou do evento pela segunda vez e ficou empolgada com a experiência. "As pessoas questionam coisas inimagináveis e isso exige muito conhecimento dos profissionais", completou.

Para a professora da FAE, Alessandra Fernandes uma ação como esta proporciona às pessoas da comunidade respostas sem custo. "É um trabalho comunitário e que também ajuda no orçamento das pessoas. Quando estamos em atendimento de público, sempre surgem várias situações que permitem que também os alunos aprendam mais", descreveu.

Destinação do IR devido ao FIA

Além da campanha Declare Certo, foi realizada a tradicional Blitz do FIA, que incentiva o repasse de parte do Imposto de Renda aos Fundos para a Infância e Adolescência (FIA) municipais, estadual e federal, conforme previsto na Lei 12.594/2012. Foram promovidas ações em diversas ruas das cidades que realizaram a campanha, além do incentivo por parte dos profissionais que prestavam a orientação. "Incentivamos principalmente as pessoas que têm imposto a pagar para que façam a doação. É importante que as pessoas percebam que não é apenas pagar e pronto. É possível doar parte desse tributo para uma instituição e muitas delas acabam, vivendo parte do orçamento por causa desse repasse", explicou a professora da FAE, Alessandra Fernandes.

Pioneirismo

Realizada desde 2004, a campanha "Declare Certo!" conta com a participação voluntária de empresários contábeis, acadêmicos e funcionários de empresas de contabilidade que dedicam parte de seu dia de trabalho para prestar orientações sobre o imposto de renda. Ao longo de 13 anos, milhares de pessoas já foram beneficiadas com o serviço.