Crônica do diretor superintendente do CRCPR, Gerson Borges de Macedo, inspirada pelas aventuras de 2023 nos caminhos do Programa CRCPR em Sua Região

Gerson Borges de Macedo,
diretor superintendente

"E eis que se decidiu visitar as 46 cidades sedes de delegacias do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, vulgo CRCPR. E eis que disseram que a empreita era difícil, e que outros tentaram e não conseguiram. E eis que mesmo assim se iniciou a jornada. E o resultado você vai saber no final desse texto!

A ideia era falar ao nosso público pessoalmente. Olhos nos olhos... tête-à-tête... frente a frente! Dar aos contabilistas a possibilidade de estar pessoalmente na companhia de alguns líderes da classe e poder “abrir o coração” ou a “caixa de ferramentas”. Falar ao povo e deixar o povo falar... esse era o mote!

Mas espera aí: nos orgulhamos tanto aqui no Paraná de que as entidades contábeis caminham juntas, cada uma com o seu mister – mas buscando o objetivo comum de valorização profissional. Então, por que não convidar todas para estarem conosco e poderem mostrar também seu trabalho? O CRCPR iria capitanear os eventos, organizando tudo e apresentando todo o seu cabedal de programas e benesses disponibilizados pela entidade aos contabilistas, e as demais entidades teriam espaço para também “venderem seu peixe”!

Tudo planejado, tudo organizado, todos convidados e então... pé na estrada!! Paranaguá, onde começou o Paraná, seria também o início dessa odisseia. Aguardavam-nos 46 cidades e sabe-se lá quantos milhares de quilômetros. E assim foi... E assim começou... E com churrasco e moda de viola para fechar a noite da primeira conversa com os profissionais – oferta gentil do parceiro Sindicato dos Contabilistas do Litoral do Paraná, também conhecido como Sincolpar –, tivemos o experimento do que nos esperava.

Ajustes na organização vieram logo em seguida, maior empenho dos delegados de cada cidade visitada era o fiel da balança para levar o maior número de colegas aos eventos. Programação antecipada, divulgação correta, banners, vídeos do presidente chamando o povo e... mais pé na estrada.

Banner do evento que marcou o início do Programa CRCPR em Sua Região, em meados de 2022

O chão era muito e talvez formar duas equipes fosse a solução. Equipe um para cá e equipe dois para lá. Presidente Laudelino Jochem, VP Everson Carlin, VP Nelinho Kukla, conselheiro Danilo Grani e o diretor superintendente, Gerson Borges de Macedo. O time era esse... De quando em vez, um ou outro reforço! A ideia de duas equipes não durou muito tempo... Afinal, a presença do presidente era exigida em todos os lugares, um chamativo importante. Em última análise, o presidente é o presidente em qualquer lugar do mundo.

Decepções de público em algumas cidades acenderam a luz amarela! A insistência, a perseverança e a cobrança cada vez maior dos envolvidos deu resultado. Em quase todas as cidades, a plateia esteve a contento e o resultado final de cada encontro nos alimentava de entusiasmo pela próxima etapa, afinal, o que sobrava no fim eram elogios e mais elogios e palavras de "surpresa boa" por estarem descobrindo um CRCPR disponível a todos, mas que nem todos sabiam existir!

E pernas para que te quero! Novas viagens, muitas novas viagens, dezenas delas... Estradas, aeroportos, cidades grandes, médias, pequenas, amigos velhos, amigos novos, colegas que, no final das conversas, viraram amigos... amigos do CRCPR!

Início do Programa, em Paranaguá

Última edição da rota, em Foz do Iguaçu

Até o guaipeca curtiu o CRCPR em Sua Região!

Dentro do “enredo do samba”, que, aliás, passou bonito na avenida, estava a participação de entidades coirmãs: Fecopar, Sescaps, Sindicatos, IPMCONT e até a valorosa Academia de Ciências Contábeis do Paraná. Sempre que possível, estavam presentes nos encontros, mostrando o trabalho de cada uma. Para o profissional, era uma imersão no mundo das entidades contábeis e, no final, saía um colega mais bem-informado e ciente do mundo contábil em que trabalha e vive. Show!!!

Perguntas no final? Poucas... a explanação era muito clara e rica de informações. Críticas? Nenhuma... ZERO... não existiram em nenhuma das 46 cidades visitadas! Esse fato merece destaque – afinal o CRCPR é um órgão de fiscalização, cobra anuidades, pune e nem sempre pode fazer o que o profissional contábil espera dele. E a mensagem que esse povo nos deu é que, sim, estamos no caminho certo!  Vencendo resistências, superando burocracias, quebrando barreiras, enfrentando desafios e entregando um CRCPR inovador, ágil, de excelência, parceiro do bom profissional, moderno e altamente tecnológico.

Cortamos esse Paraná de norte a sul e de leste ao oeste. Falamos com contabilistas das mais diversas condições profissionais. Conhecemos as suas realidades e aspirações. Visitamos os futuros profissionais nas instituições de ensino. A esses mostramos o futuro brilhante que podem ter. Enfim... vivemos uma aventura contábil pelo nosso estado! Voltamos com a alegria das histórias, com o conforto da missão cumprida e comprida e já com saudades desses encontros que vão ficar em nossa memória.

Começamos em Paranaguá, onde começou o Paraná, como já disse, e terminamos na Foz do Iguaçu, na linda Terra das Cataratas – lá onde Deus mostrou todo o seu talento, quando fez aquelas maravilhas!

Que o vento marinho do litoral e o frescor abençoado das águas do Iguaçu nos tragam sempre inspirações, oportunidades, saúde e disposição, para, em breve, quem sabe, botarmos novamente o pé na estrada e vivermos novas emoções junto aos nossos colegas de profissão!

Que venha o CRCPR em Sua Região – PARTE 2!!! Valeu gente!!!"

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.