Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

Logo_Nariz_Solidário_oficial_-_alteração.jpg


A Associação Nariz Solidário, entidade que promove em adultos e crianças em situação hospitalar experiências de fruição artística, alegria e amor como fontes potencializadoras de relações e sensações saudáveis por meio da linguagem da palhaçaria, está lançando a campanha de humanização da saúde denominada De Nariz Para Nariz

HI 21.10 (155 de 257).jpg

No dia 23 de outubro foi publicada no Diário Oficial da União, Seção 1, pág. 4, a portaria nº 10, de 22 de outubro de 2019, em que a Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura do Ministério da Cidadania autoriza a entidade a captar recursos, por meio do mecanismo Incentivo a Projetos Culturais do Programa Nacional de Apoio à Cultura (PRONAC), para o projeto, que será realizado ao longo do ano de 2020 em hospitais de Curitiba e Campo Largo que prestam atendimento pelo SUS. A medida possibilita a destinação, até 31 de dezembro, de parte do imposto de renda devido à entidade, até o limite de 4% para empresas e 6% para pessoa física. 

De acordo com os planos da entidade, a campanha De Nariz Para Nariz contará com a participação de 41 profissionais e voluntários, que realizarão 70 intervenções, que totalização 350 horas de trabalho, com potencial de sensibilizar cerca de 10 mil pacientes, familiares e profissionais de saúde que trabalham nos hospitais atendidos.

Segundo pesquisas sobre os efeitos das atuações de palhaços, médicos relatam alterações positivas de comportamento dos pacientes expostos às interações: crianças prostradas, por exemplo, ficam mais ativas. As quietas, mais comunicativas. Observa-se também a melhora no contato com a equipe de tratamento médico e os pacientes passam a se alimentar melhor, acelerando a recuperação pós-operatória e tornando a hospitalização menos ameaçadora. 

Atualmente a Associação Nariz Solidário conta com 22 palhaços e palhaças que semanalmente realizam visitas em instituições de atenção à saúde. As intervenções buscam estabelecer conexões empáticas e interações lúdicas por meio da figura do palhaço relacional, envolvendo o jogo de improviso, a música e a alegria como ferramentas-chave. Atuando desde 2014, o grupo já atendeu 26.970 pessoas em quatro diferentes hospitais de Curitiba e Região Metropolitana, e em cerca de 234 ações. Recentemente a entidade recebeu o título de utilidade pública do município de Curitiba, em reconhecimento à qualidade, transparência e importância do seu trabalho para a sociedade.

Os interessados podem apoiar as iniciativas de diversas formas. Saiba como clicando aqui.

Imagens: Associação Nariz Solidário

8.png