A Associação Nariz Solidário, entidade que promove em adultos e crianças em situação hospitalar experiências de fruição artística, alegria e amor como fontes potencializadoras de relações e sensações saudáveis por meio da linguagem da palhaçaria, está lançando a campanha de humanização da saúde denominada De Nariz Para Nariz.
No dia 23 de outubro foi publicada no Diário Oficial da União, Seção 1, pág. 4, a portaria nº 10, de 22 de outubro de 2019, em que a Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura do Ministério da Cidadania autoriza a entidade a captar recursos, por meio do mecanismo Incentivo a Projetos Culturais do Programa Nacional de Apoio à Cultura (PRONAC), para o projeto, que será realizado ao longo do ano de 2020 em hospitais de Curitiba e Campo Largo que prestam atendimento pelo SUS. A medida possibilita a destinação, até 31 de dezembro, de parte do imposto de renda devido à entidade, até o limite de 4% para empresas e 6% para pessoa física.
De acordo com os planos da entidade, a campanha De Nariz Para Nariz contará com a participação de 41 profissionais e voluntários, que realizarão 70 intervenções, que totalização 350 horas de trabalho, com potencial de sensibilizar cerca de 10 mil pacientes, familiares e profissionais de saúde que trabalham nos hospitais atendidos.
Segundo pesquisas sobre os efeitos das atuações de palhaços, médicos relatam alterações positivas de comportamento dos pacientes expostos às interações: crianças prostradas, por exemplo, ficam mais ativas. As quietas, mais comunicativas. Observa-se também a melhora no contato com a equipe de tratamento médico e os pacientes passam a se alimentar melhor, acelerando a recuperação pós-operatória e tornando a hospitalização menos ameaçadora.
Atualmente a Associação Nariz Solidário conta com 22 palhaços e palhaças que semanalmente realizam visitas em instituições de atenção à saúde. As intervenções buscam estabelecer conexões empáticas e interações lúdicas por meio da figura do palhaço relacional, envolvendo o jogo de improviso, a música e a alegria como ferramentas-chave. Atuando desde 2014, o grupo já atendeu 26.970 pessoas em quatro diferentes hospitais de Curitiba e Região Metropolitana, e em cerca de 234 ações. Recentemente a entidade recebeu o título de utilidade pública do município de Curitiba, em reconhecimento à qualidade, transparência e importância do seu trabalho para a sociedade.
Os interessados podem apoiar as iniciativas de diversas formas. Saiba como clicando aqui.
Imagens: Associação Nariz Solidário