Cursos sobre Sped arrecadam mais de cinco toneladas de alimentos para a campanha Natal Solidário.
O Programa de Educação Continuada do CRCPR ministrou uma série de cursos sobre o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) solicitando como inscrição a doação de alimentos para a campanha Natal Solidário dos Contabilistas, arrecadando mais de cinco toneladas, uma parte enviada aos flagelados das enchentes em Santa Catarina e outra doada a entidades beneficentes. O curso foi ministrado em Curitiba, Foz do Iguaçu, Toledo, Cascavel, Londrina, Umuarama, Maringá e Ponta Grossa.
Arrecadação por cidade
Curitiba ? 1754 kg Foz do Iguaçu ? 250 kg Toledo ? 345 kg Cascavel ? 660 kg Londrina ? 447 kg Umuarama ? 1300 kg Maringá ? 420 kg Total: 5.176 kg
Entidades beneficiadas
Flagelados das enchentes de Santa Catarina Lar dos Bebês Pequeno Peregrino - Cascavel Instituto Paranaense dos Cegos - Curitiba Creche Dom Oriente em Santa Quitéria ? Curitiba Sociedade Civil Nossa Senhora Aparecida ? Foz do Iguaçu Creche Novo Amparo - Londrina Lar Anália Franco de Londrina - Londrina Sociedade de Assistência Nova Aliança - Londrina Fundação Lar Escola da Criança - Maringá Rede Feminina de Combate ao Câncer - Maringá Fundação Isis Bruder ? Maringá
Conteúdo do curso
De acordo com o instrutor Edison Garcia Junior, a finalidade do curso foi apresentar, na sua amplitude, o projeto Sped: objetivos, histórico e impactos na atividade contábil e empresarial, tratando, entre os principais pontos, da nota fiscal municipal/estadual eletrônica/avulsa ? diferenças de funcionamento; contabilidade digital; escrituração fiscal digital; transporte eletrônico; regras do Ato Cotepe 35/05 e suas alterações; programa validador e assinador; rotinas para apuração dos tributos no sistema.
O Sped Contábil prevê a substituição dos livros da escrituração mercantil pelos seus equivalentes digitais. A partir do seu sistema de contabilidade, a empresa gera um arquivo digital. Já o Sped Fiscal - Escrituração Fiscal Digital ? é um arquivo formado por um conjunto de escriturações de documentos fiscais e de outras informações de interesse dos fiscos das unidades federadas e da Secretaria da Receita Federal do Brasil, bem como de registros de apuração de impostos referentes às operações e prestações praticadas pelo contribuinte. Este arquivo deverá ser assinado digitalmente e transmitido, via Internet, ao ambiente. O Projeto Nota Fiscal Eletrôica (NF-e) está sendo desenvolvido, de forma integrada, pelas Secretarias de Fazenda dos Estados e Receita Federal do Brasil. Edison falou ainda sobre a Nota Fiscal Eletrônica de Serviços, o Transporte Eletrônico e a Central de Balanços, que tem como objetivo a captação de dados contábeis e financeiros (notadamente as demonstrações contábeis), a agregação desses dados e a sua disponibilização em meio magnético.
Representantes do CRCPR que fizeram entrega de donativos a uma das entidades listadas, em Curitiba, no dia 13 de dezembro.