Curso sobre IFRS é ministrado em mais três cidades do PR

Depois de uma primeira rodada em oito cidades, com um total de 603 inscritos, o curso “IFRS: contabilidade para pequenas e médias empresas - de acordo com as normas internacionais e do CPC”, ministrado pelo professor Laudelino Jochen, foi levado a Santo Antônio do Sudoeste (10/02), com 33 participantes; Apucarana (15/02) – 39 participantes e Londrina (16/02) com 63 inscritos.

Apucarana

O curso, na verdade, é um resumo do livro do mesmo título, lançado no primeiro curso, realizado em Curitiba. Na obra, Laudelino contextualiza a questão da universalização da linguagem contábil e, em particular, da contabilidade para pequenas e médias empresas. A padronização da contabilidade, que vem de longa data, despreza o formalismo, típico da contabilidade pró-fisco, que vinha sendo praticada no país, para dar mais importância à essência, à interpretação. “A adoção das normas internacionais de contabilidade representa para os contabilistas do Brasil uma verdadeira quebra de paradigmas”, frisa.

Santo Antônio do Sudoeste

Depois de definir o que é pequena e média empresa, Laudelino trata da legislação contábil aplicada ao segmento, aspectos conceituais, tipos de informações, princípios, demonstrações contábeis e inúmeros tópicos relativos à contabilidade das pequenas e médias empresas: as demonstrações contábeis consolidadas, políticas contábeis, redução ao valor recuperável de ativos, teste de recuperabilidade, ajustes de avaliação patrimonial, ajuste a valor presente, instrumentos financeiros básicos, estoques, imobilizado, arrendamento mercantil, plano de contas e outros temas.

Laudelino é autor também de artigos científicos e dos livros: “Contabilidade: uma abordagem histórica”, “Pequenas empresas grandes desafios”, “Contabilidade: uma análise crítica da evolução histórica”, “Gestão estratégica de empresas: a importância do planejamento estratégico e da controladoria”, “Cooperativismo: uma abordagem histórico-filosófica” e “Finanças pessoais: como administrar seu dinheiro”. Mais informações sobre o autor e suas obras no site www.laudelinojochem.com.br

Londrina

Londrina