Curso sobre análise de balanço reúne 1.012 participantes - 840 online

Poderosa ferramenta para as empresas, a análise de balanços foi o assunto do curso ministrado dia 13, no horário das 9h às 12h, no auditório do CRCPR, para um contingente de 1.012 pessoas – 840 online e 172 presenciais.

Na abertura, o vice-presidente do CRCPR, Laudelino Jochem, falou sobre a importância do tema para as empresas e sublinhou as qualificações do palestrante, o contador Marcos Rebello, professor universitário, mestre em Contabilidade, consultor na adequação às Normas Internacionais de Contabilidade, analista de custos empresariais e econômico-financeiro; pós-graduado em Finanças, Auditoria e Controladoria. Laudelino fez ainda a entrega simbólica das arrecadações provenientes das inscrições ao representante do Lar Recanto do Tarumã, Hilber Barros.

Para participar presencialmente, os interessados precisavam doar três caixas de leite longa vida – iniciativa que o CRCPR adota em alguns eventos procurando sensibilizar a classe contábil a desenvolver responsabilidade social, ajudando as pessoas menos favorecidas. A entidade contemplada dessa vez, Lar dos Idosos Recanto do Tarumã, abriga homens que não possuem condições de manutenção da própria sobrevivência ou que apresentam vulnerabilidade familiar, atendendo 120 idosos no momento.

Quanto ao assunto - análise de balanço - Rebello abordou os aspectos fundamentais do balanço patrimonial, demonstração do resultado, demonstração do fluxo de caixa, análise de custo e formação do preço de venda, administração de capital de giro, projeção de resultados e de fluxo de caixa e fez considerações sobre taxas efetivas de juros. Essa análise produz um relatório com indicadores sobre a real situação da organização. O novo momento, marcado pela expansão das tecnologias na atividade contábil, abre uma oportunidade para que os profissionais explorem a análise de balanço como um diferencial oferecido às empresas, pela particularidade de identificar aspectos para planejamento e desenvolvimento e pontos críticos que pedem soluções.

Gravado, o conteúdo do curso, será disponibilizado, na íntegra, nos próximos dias, no portal Temas Contábeis em Debate.