Curso de Ciências Contábeis da UFPR faz 60 anos

Com a presença do reitor Ricardo Marcelo Fonseca, da diretora do Setor de Ciências Sociais Aplicadas da UFPR, Ana Paula Mussi Cherobim; do chefe do Departamento de Contabilidade, Jackson Ciro Sandrini; da coordenadora, Mayla Cristina da Costa; do responsável pela pós-graduação, Romualdo Douglas Colauto, e de inúmeros outros professores, ex-professores, funcionários, alunos e ex-alunos, além de convidados, entre os quais o presidente do CRCPR, Marcos Rigoni, e a presidente da Academia de Ciências Contábeis do Paraná, Nilva Amália Pasetto, o curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Paraná teve seus 60 anos celebrados, na noite da última segunda-feira (24), no Auditório Professor Ulysses de Campos, no Campus Jardim Botânico.

A solenidade foi marcada por homenagens a personalidades importantes para a história do curso, como o professor Dalvino Nunes da Lapa Júnior, aposentado, que atuou por 35 anos e foi duas vezes chefe de departamento do curso. "Muitos professores que estão hoje dando aula na Universidade Federal do Paraná foram meus alunos. A UFPR significa tudo pra mim", exclamou Dalvino.

O presidente do CRCPR, Marcos Rigoni, prestigiou a comemoração, ressaltando que grandes profissionais da contabilidade foram formados pelo curso da UFPR.

Para o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, além da estrutura física, a universidade é sobretudo uma instituição formada por pessoas. "Quando a universidade tem a oportunidade de reconhecer, como estamos fazendo hoje, nos 60 anos do curso de Ciências Contábeis, a importância de pessoas que passaram tanto tempo aqui, dedicaram o melhor das suas vidas a essa instituição, a gente cumpre aquilo que uma universidade pública verdadeiramente deve ser: uma universidade humana que reconhece a todo momento que ela é feita de pessoas e de talentos", afirmou.

Ciências Contábeis é hoje um dos cursos mais concorridos no vestibular da UFPR e assegura formação de excelência tanto na graduação como na pós-graduação, afirmou o chefe do Departamento de Contabilidade, professor Jackson Ciro Sandrini. Segundo ele, é "uma honra devolver à comunidade o investimento que ela faz na universidade pública, formando profissionais sérios, capazes e cientes de suas responsabilidades com a sociedade". A professora Ana Paula Mussi Cherobim, diretora do Setor de Sociais Aplicadas da UFPR, por sua vez, destacou a grande demanda por profissionais da área e disse que, como ex-aluna, professora e hoje gestora do departamento, se sente honrada em pertencer a um núcleo tão sólido.

O curso de Ciências Contábeis da UFPR foi oficializado no dia 24 de abril de 1957. No ano seguinte, 50 vagas foram abertas para a primeira turma. Atualmente, com 28 professores (12 doutores e 18 mestres), tem aproximadamente 500 alunos na graduação, oferece anualmente 110 novas vagas, e tem perto de 300 estudantes nos cursos de especialização, 50 no curso de mestrado e 30 alunos no programa de doutorado em contabilidade e finanças.

Fotos: Samira Chami Neves