Curso conta 20 pontos para Programa de Educação Profissional Continuada - Palestrantes lançam livro sobre o tema.

Contando 20 pontos para Programa de Educação Profissional Continuada, foi realizado nos dias 19 e 20 de novembro, no auditório do CRCPR, o curso Atualização das Normas Brasileiras de Contabilidade. Os palestrantes Everson Luiz Breda Carlin, Wilson Alberto Zappa Hoog, Rejane Deflon e Kleber Morais Serafim fizeram uma revisão geral da questão.

Principais temas tratados, remetendo sempre às deliberações, regulamentações e resoluções da Comissão de Valores Mobiliários e do Conselho Federal de Contabilidade: Pronunciamento Conceitual Básico - Estrutura Conceitual, Redução ao Valor Recuperável de Ativos, Efeitos das mudanças nas taxas de câmbio e conversão de demonstrações contábeis, Demonstração dos Fluxos de Caixa, Ativo Intangível, Divulgação sobre Partes Relacionadas, Operações de Arrendamento Mercantil, Subvenção e Assistência Governamentais, Custos de Transação e Prêmios na Emissão de Títulos e Valores Mobiliários, Demonstração do Valor Adicionado, Pagamento Baseado em Ações, Contratos de Seguro, Ajuste a Valor Presente, Adoção Inicial da Lei nº. 11.638/07 e da Medida Provisória nº. 449/08, Instrumentos Financeiros: Reconhecimento, Mensuração e Evidenciação, Resolução 1.156/09 - Dispõe sobre a Estrutura das Normas Brasileiras de Contabilidade.

Livro

Na ocasião, os professores Everson Luiz Breda Carlin e Wilson Alberto Zappa Hoog apresentaram o livro ?Normas Nacionais e Internacionais de Contabilidade?, que acaba de ser editado pela Juruá. A obra analisa de forma clara as mais recentes alterações inseridas nas Normas Brasileiras de Contabilidade pelas leis 11.638/07 e 11.941/09 e legislação complementar da CVM e do CFC.

No prefácio, o presidente do CRCPR, Paulo Caetano, depõe: ?A relevância desta obra começa pela definição do tema, esmiuçando as linhas e entrelinhas da Lei nº 11.638, aprovada em 2007, depois de anos de debates; seguida da Medida Provisória nº. 449/08 e de inúmeras resoluções editadas pelo Conselho Federal de Contabilidade. São amplamente analisadas as regulamentações conduzidas pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), que reúne, entre as principais entidades, o Conselho Federal de Contabilidade, a Associação Brasileira das Sociedades de Capital Aberto (Abrasca), a Associação dos Investidores em Mercado de Capitais, a BMF&Bovespa, a Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi) e o Instituto Brasileiro de Contabilidade (Ibracon). A essencialidade da obra deve ser medida, enfim, a partir do impacto da lei sobre as empresas e em particular sobre a atividade contábil. Trata-se, pois, de um guia seguro para a contabilidade. É nesse aspecto que o esforço intelectual de produção do manual tem pleno apoio do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, como iniciativa que contribui imensamente com a qualificação profissional e com o exercício da atividade de acordo com os princípios fundamentais da ciência contábil?.

auditório do CRCPR

A partir da esquerda: Professor Wilson Alberto Zappa Hoog, presidente do CRCPR Paulo Caetano, professor Everson Luiz Breda Carlin.