Em tempos de busca cada vez marior por discutir e pautar ações em favor da Transparência e da Prevenção à Corrupção, o Observatório Social do Brasil (OSB) e instituições parceiras realizam, de 20 a 23 de agosto de 2018, na capital paranense, o 2º Congresso Pacto pelo Brasil, com a temática Governança, Integridade e Tecnologia. O evento, que acontecerá no Centro de Eventos da Federação das Indústriasdo Estado do Paraná (FIEP), tem inscrições gratuitas.
A programação proporcionará a oportunidade de discutir políticas de compliance, boas práticas e casos de sucesso em empresas e órgãos públicos com ações coletivas para o Plano Nacional de Integridade, além de apresentar de forma conjunta aplicativos cívicos e soluções tecnológicas a serviço da eficiência na Gestão Pública, e de promover o estímulo aos cidadãos para realizarem o Controle Social.
Roberta Codignoto, da Alliance for Integrity, entidade co-realizadora do evento, considera que há muito o que ser debatido e esclarecido sobre o tema integridade e transparência. “A população, apesar de bombardeada com notícias sobre corrupção e mau uso de verbas públicas, muitas vezes não compreende toda a extensão dos efeitos destas práticas nefastas.”
O voluntário e vice-presidente de Tecnologia da Informação do OSB, também conselheiro no Observatório Social de São Caetano do Sul – SP (OSSC), Francisco Soeltl, explica que é fundamental que os profissionais que atuam no setor público sejam sensíveis a esses temas. “Transparência é obrigação sempre, e apoio às novas medidas, denunciando quando não atendidas” considera. “Os Códigos de Ética e Conduta precisam ser implementados em todos os órgãos públicos, bem como a aplicação das tecnologias, além da transparência, para promover a transformação digital e melhoria significativa dos serviços
públicos”, conclui Soelt, sobre os temas desta edição.
Para o diretor de compliance da Companhia BRF, Reynaldo Goto, que participou da primeira edição do evento, mais do que um modismo, esses pontos são fundamentais para o reestabelecimento das relações institucionais que por vezes foram sequestradas para interesses individuais. “O engajamento da população pode se dar de diversas maneiras, por meio das organizações sociais, iniciativa privada, novas tecnologias e aprimoramento do arcabouço legislativo”, comenta. Goto também fala sobre a relevância do evento. “Esse congresso é importante para a troca de experiências positivas, para se evitar e detectar a corrupção, atualmente um dos maiores problemas do nosso Brasil. Grandes especialistas irão debater conquistas e propostas para o aprimoramento da transparência das contas públicas”.
O evento será realizado em conjunto com o 9º Encontro Nacional dos Observatórios Sociais (ENOS), que tem como objetivo reunir os dirigentes, técnicos e voluntários dos Observatórios Sociais para disseminar as boas práticas, aperfeiçoar a metodologia e discutir estratégias para expansão do Sistema OSB. Este ano, o tema principal é Teoria da Mudança e Impacto Social.
O CONGRESSO
O Congresso Pacto Pelo Brasil é um evento de projeção nacional que reúne especialistas, agentes governamentais, empresários e organizações sociais em painéis temáticos, para abordar assuntos relacionados à qualidade na aplicação dos recursos públicos, transparência e controle social, propondo metas e estratégias que possam gerar uma agenda positiva
facilitadora ao crescimento da cultura de eficiência da gestão pública e enfrentamento à corrupção.
O evento é um desdobramento dos Encontros Nacionaisdos Observatórios Sociais do Brasil (ENOS), realizados desde 2012, como forma de estender o debate a outros cidadãos e entidades parceiras no âmbito nacional. Em sua primeira edição (2017) a iniciativa, que surgiu como uma das ações do Pacto Pelo Brasil, reuniu mais de 60 painelistas, incluindo nomes como o juiz federal Sérgio Moro e o procurador da Lava Jato Deltan Dallagnol. O tema foi “Calamidades X Eficiência da Gestão Pública”. Foram mais de 900 participantes presenciais e cerca de 13 mil acessos via streaming.
Pacto Pelo Brasil
O Pacto Pelo Brasil é uma iniciativa do movimento Brasil Área Livre de Corrupção, lançado pelo OSB em 2015, durante o 6º ENOS, realizado em Brasília. A iniciativa visa, com ações integradas e coordenadas de todos os segmentos da sociedade, a construção de uma agenda positiva nacional que direcione ações para erradicaçãoda corrupção no país.
A proposta é que cada cidadão e cada organização possa, de alguma forma, registrar qual ação realizará para contribuir para um Brasil melhor, começando pela rua, bairro, cidade onde mora, local em que estuda, empresa onde trabalha.
“A ideia, desde então, é que os cidadãos e as organizações públicas ou privadas desenvolvam ações de cidadania com o objetivo de se transformar em um exemplo de área livre de corrupção”, afirma Ney Ribas, presidente do Sistema OSB.
Roni Enara, diretora-executiva do OSB, ressalta que “cadabrasileiro também pode fazer algo pela sua rua, no seu bairro, no seu trabalho, no Observatório mais próximo ou até mesmo ajudando a criar um novo, desde que seja com o mesmo propósito: tornar o Brasil uma Área Livre de Corrupção!” Em razão de ser uma proposta de alta relevância em soluções para o Brasil, o 2º Congresso Pacto Pelo Brasil tem co-realização da Alliance for Integrity, Pacto Global – Rede Brasil, Transparência Internacional(TI), Code For Brazil, Open Knowlege, e Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), e já conta com importantes parceiros, como: Sistema FIEP, Itaipu Binacional, Micro Power, Sebrae, Class Solutions, Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (Anabb) e Bolsa Brasileira de Mercadorias.
Detalhes sobre a programação, inscrições,palestrantes, serviços, parcerias, investimentos, e outras informações estão disponíveis em www.pactopelobrasil.org.br.
Observatório Social do Brasil
Um Observatório Social (OS) é um espaço para o exercício da cidadania, que tem como objetivo contribuir para a eficiência da gestão pública. Cada OS é integrado por cidadãos brasileiros que transformaram o seu direito de indignar-se em atitude e entregam-se à causa da justiça social. O Observatório Social do Brasil (OSB) é o gestor desse sistema, que já é a maior rede em
articulação da sociedade civil, com cerca de 1.200,entidades apoiadoras do trabalho dos mais de 3.300 voluntários e técnicos em favor da transparência e da qualidade na aplicação dos recursos públicos.
Os OSs primam pelo trabalho técnico, fazendo uso de uma metodologia de monitoramento das licitações e dos indicadores sociais do município, com base na execução orçamentária.? Com sede em Curitiba, o OSB atua em todo o território nacional: já são mais
de 130 observatórios em atividade, em 16 estados. A previsão para o final de 2018 é a inclusão de mais 20 cidades no Sistema OSB. Graças ao envolvimento dos seus voluntários e técnicos, nos últimos quatro anos, o Observatório Social do Brasil estima ter evitado o desvio ou o desperdício de R$ 3 bilhões de reais.
2º CONGRESSO PACTO PELO BRASIL
Data: 20 a 23 de agosto de 2018 (segunda a quinta-feira)
Hora: 20/08 – 14h (início) | 19h (abertura oficial) | Demais dias – das 8h30 às 17h
Local: Centrode Eventos da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep)
Endereço: Av. Com. Franco, 1341 – Jardim Botânico, Curitiba – PR, 80215-090
Inscrições: Gratuitas
Programação e mais informações: www.pactopelobrasil.org.br
(41) 3307-7052