No dia 29 de março, Curitiba, conhecida carinhosamente como Cidade Sorriso, comemora 331 anos de uma rica trajetória. A capital paranaense tem a oitava maior população do Brasil, além de ser responsável pela sexta maior economia do país. Eleita a cidade mais inteligente do mundo em 2023*, a metrópole também foi prestigiada com o título de cidade mais sustentável** da América Latina. Com uma população de quase 2 milhões de habitantes, Curitiba é renomada por sua alta qualidade de vida, cultura e diversidade, atraindo também turistas de todo o Brasil.

Por isso, é um prazer para o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) participar das comemorações de aniversário e destacar seu papel da cidade na contabilidade paranaense. Como casa da sede do CRCPR, Curitiba desempenha uma função crucial no desenvolvimento da contabilidade do estado e na formação das próximas gerações de profissionais contábeis.

O diretor superintendente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Gerson Borges de Macedo, descreve o que a cidade de Curitiba significa para ele.

"Curitiba é como uma menina geniosa, daquelas que dão trabalho para conviver. Cheia de dengos e manias, de vontades inesperadas e de comportamento questionável. No entanto, linda como ela só, faz aqueles que a amam aceitarem todas as suas 'travessuras' de moleca mimada! Quem nela nasceu, já a traz encrustada no peito! Já os outros, que achem uma razão para amá-la ou não... tanto faz, ela não está nem aí!!! Essa é a minha Curitiba!", - declarou o diretor superintendente do CRCPR, Gerson B. de Macedo.

Sede do CRCPR fica localizada em Curitiba

Sendo a capital do Paraná, Curitiba abriga a sede do CRCPR, desde a sua fundação, em 1946. A atual sede, localizada na rua XV de Novembro, n° 2987, no bairro Alto da XV, é a quinta instalação oficial do conselho, inaugurada em 2005. Este moderno edifício é motivo de grande orgulho para a comunidade contábil, não apenas por sua arquitetura, mas também por proporcionar um ambiente de qualidade para os contadores da região exercerem suas responsabilidades junto ao CRCPR. O prédio revestido em vidro é referência para quem passa pela região.

Atual sede do CRCPR, na época da construção
Sede do CRCPR em Curitiba, em 2024

No prédio, há um auditório, com capacidade para grandes eventos de até trezentas pessoas. No térreo, há ainda uma sala aberta ao público, contém artefatos históricos do mundo da contabilidade, como notas de dinheiro, calculadoras antigas e máquinas de escrever.

Nos demais andares, são realizados os atendimentos aos profissionais e organizações contábeis e encontram-se os diferentes departamentos, como Fiscalização, Registro, Desenvolvimento Profissional, Finanças, Jurídico, Comunicação, Licitações, Governança, Controle Interno, entre outros. Além disso, o terceiro andar possui um moderno estúdio utilizado para gravações de conteúdos, como vídeos, transmissões ao vivo e podcasts. No último andar, está localizada a sala das Reuniões Plenárias e outras de grande porte.

Encontro do Conselho Diretor (4° andar)
 1399ª Reunião Plenária (5° andar)
Solenidade de posse dos novos conselheiros e Conselho Diretor, em 2024 (auditório)

Nossos parabéns a Curitiba e a todos os profissionais da contabilidade curitibanos, que também são responsáveis por essa trajetória de sucesso!

*World Smart City Awards - Fira Barcelona

**Ranking Cidades Sustentáveis - Corporate Knights

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.