O município de Curitiba celebra, nesta quarta-feira (29), seus 330 anos de fundação. A capital paranaense é conhecida por suas inovações urbanísticas e soluções criativas para problemas de mobilidade, meio ambiente e qualidade de vida. Além desses feitos, também é motivo de orgulho para a “cidade sorriso” uma obra arquitetônica que se destaca na paisagem do Alto da XV: o prédio da Sede do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR).
Foram 58 anos até chegar na Rua XV de Novembro. Com o passar dos anos, o CRCPR se fixou em vários endereços da cidade: na Rua José Loureiro, quando foi criado (em 1946), em seguida, na Rua Monsenhor Celso, depois na Marechal Deodoro, e na Lourenço Pinto, onde ficou até 2004. Inaugurado em 2005, o atual prédio do CRCPR se tornou um marco para a classe contábil paranaense, não só por sua moderna beleza arquitetônica, mas também por representar um avanço na estrutura física de treinamento e qualificação dos profissionais da área, com a oferta de auditórios e amplo estacionamento, cuja expansão aconteceu em 2019.
“O CRCPR sempre teve como prioridade a qualificação dos profissionais da contabilidade. A construção dos auditórios, que atendem às demandas da classe contábil por capacitação e aprimoramento, marcou época. No antigo edifício, o auditório era pequeno e não conseguia atender a todos os profissionais interessados. Além disso, a construção de um estacionamento mais amplo, atendeu às necessidades dos profissionais, que não tinham muitas opções para estacionar na antiga sede”, contou a gerente de Registro e Relacionamento do CRCPR, Celita Paltanin, que acompanhou várias dessas mudanças e a construção da nova sede, já que trabalha no Conselho há 36 anos.
Foi necessária a compra de potencial construtivo para que a sede se tornasse um dos primeiros prédios de seis andares da rua. Desde então, o edifício não passa despercebido, sua arquitetura moderna e espelhada chama tanto a atenção de quem passa pelo seu entorno, que o prédio se tornou um ponto de referência no bairro.
"Estamos muito orgulhosos da sede que temos hoje. Ela é um reflexo da grandiosidade da classe contábil paranaense e do trabalho árduo que realizamos para oferecer aos nossos profissionais e à sociedade um espaço moderno, confortável e equipado com tecnologia de ponta. É gratificante ver que esse espaço, planejado com tanta excelência, se tornou um ponto de referência em Curitiba e que todos os contadores podem e devem se sentir representados por ele", ressaltou o diretor superintende do CRCPR, Gerson Borges, que completa 27 anos de Conselho em junho.
Além de sua imponente arquitetura, o prédio do CRCPR se tornou um símbolo de excelência e de muito orgulho para os funcionários e para a classe contábil. Nesses 16 anos, o edifício tem oferecido estrutura e tecnologia de ponta para a realização de cursos, palestras e eventos voltados para a qualificação e atualização dos profissionais da área.
"Neste ano em que Curitiba completa 330 anos, o CRCPR, com seus quase 77 anos de história, parabeniza a cidade por seu aniversário e reafirma seu compromisso em contribuir para o desenvolvimento da classe contábil, da capital paranaense e do estado como um todo. Parabéns, Curitiba!", comemorou o presidente do CRCPR, Laudelino Jochem.
Reprodução permitida, desde que citada a fonte.