O município de Curitiba celebra, nesta quarta-feira (29), seus 330 anos de fundação. A capital paranaense é conhecida por suas inovações urbanísticas e soluções criativas para problemas de mobilidade, meio ambiente e qualidade de vida. Além desses feitos, também é motivo de orgulho para a “cidade sorriso” uma obra arquitetônica que se destaca na paisagem do Alto da XV: o prédio da Sede do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR)

Foram 58 anos até chegar na Rua XV de Novembro. Com o passar dos anos, o CRCPR se fixou em vários endereços da cidade: na Rua José Loureiro, quando foi criado (em 1946), em seguida, na Rua Monsenhor Celso, depois na Marechal Deodoro, e na Lourenço Pinto, onde ficou até 2004. Inaugurado em 2005, o atual prédio do CRCPR se tornou um marco para a classe contábil paranaense, não só por sua moderna beleza arquitetônica, mas também por representar um avanço na estrutura física de treinamento e qualificação dos profissionais da área, com a oferta de auditórios e amplo estacionamento, cuja expansão aconteceu em 2019.

Edifício sede do CRCPR, em construção.
Prédio do CRCPR, na rua XV de novembro, em 2005, antes da expansão do estacionamento.

“O CRCPR sempre teve como prioridade a qualificação dos profissionais da contabilidade. A construção dos auditórios, que atendem às demandas da classe contábil por capacitação e aprimoramento, marcou época. No antigo edifício, o auditório era pequeno e não conseguia atender a todos os profissionais interessados. Além disso, a construção de um estacionamento mais amplo, atendeu às necessidades dos profissionais, que não tinham muitas opções para estacionar na antiga sede”, contou a gerente de Registro e Relacionamento do CRCPR, Celita Paltanin, que acompanhou várias dessas mudanças e a construção da nova sede, já que trabalha no Conselho há 36 anos.

Foi necessária a compra de potencial construtivo para que a sede se tornasse um dos primeiros prédios de seis andares da rua. Desde então, o edifício não passa despercebido, sua arquitetura moderna e espelhada chama tanto a atenção de quem passa pelo seu entorno, que o prédio se tornou um ponto de referência no bairro.

"Estamos muito orgulhosos da sede que temos hoje. Ela é um reflexo da grandiosidade da classe contábil paranaense e do trabalho árduo que realizamos para oferecer aos nossos profissionais e à sociedade um espaço moderno, confortável e equipado com tecnologia de ponta. É gratificante ver que esse espaço, planejado com tanta excelência, se tornou um ponto de referência em Curitiba e que todos os contadores podem e devem se sentir representados por ele", ressaltou o diretor superintende do CRCPR, Gerson Borges, que completa 27 anos de Conselho em junho.

Além de sua imponente arquitetura, o prédio do CRCPR se tornou um símbolo de excelência e de muito orgulho para os funcionários e para a classe contábil. Nesses 16 anos, o edifício tem oferecido estrutura e tecnologia de ponta para a realização de cursos, palestras e eventos voltados para a qualificação e atualização dos profissionais da área.

"Neste ano em que Curitiba completa 330 anos, o CRCPR, com seus quase 77 anos de história, parabeniza a cidade por seu aniversário e reafirma seu compromisso em contribuir para o desenvolvimento da classe contábil, da capital paranaense e do estado como um todo. Parabéns, Curitiba!", comemorou o presidente do CRCPR, Laudelino Jochem.

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.