Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

Cruzamento de informações por órgãos de fiscalização é debatido hoje no 1º Fórum Paranaense de Contabilidade




Evento gratuito acontece hoje no CRCPR, em Curitiba com mais de 350 inscritos



As tecnologias que vêm sendo implementadas pelos órgãos de fiscalização e controle possibilitam cada vez mais o cruzamento de informações, permitindo às autoridades identificar rapidamente quaisquer erros, distorções ou tentativas de fraudes contra o fisco. A análise desses dados e qual o papel dos profissionais da contabilidade diante das recentes mudanças nas rotinas da área contábil e tributária são o ponto alto das discussões que acontecem hoje durante o 1º Fórum Paranaense de Contabilidade, durante debate que reúne cerca dez dos maiores especialistas no tema em atividade nas Receitas Federal e Estadual do Paraná.

O evento, que o Conselho Regional de Contabilidade (CRCPR) promove em Curitiba, no auditório da entidade, teve início às 8 horas, com a palestra O profissional da contabilidade diante das recentes novidades contábeis e tributárias, ministrada pelo Prof. Laudelino Jochen, conselheiro do CRCPR. Às 10h45m começa a palestra Ajuste a valor presente e a valor justo: reflexos tributários e contábeis no registro contábil do ativo imobilizado e propriedade para investimento, com o Prof. Marcos Rebello.





imagem
O diretor superintendente do CRCPR, Gerson Luiz Borges de Macedo, dá as boas vindas aos participantes e palestrantes





imagem
A presidente do CRCPR, Lucelia Lecheta, fala sobre a importância do evento para a atualização da classe contábil e...





imagem
...dá as boas vindas ao auditor, assistente técnico e supervisor do programa do imposto de renda da Delegacia da Receita Federal de Curitiba, Luiz Omar Setúbal Gabardo.





imagem
Lideranças das entidades contábeis marcaram presença na abertura do evento, entre as quais Divanzir Chiminacio, presidente da Fecopoar (2º à esquerda, entre o VP de Adm. e Finanças do CRCPR, Marcos Rigoni, e o auditor da RFB, Luiz Gabardo), Mauro Kalinke, presidente do Sescap-PR (2º à direita, ao lado da VP de Desenvolvimento Profissional do CRCPR, Elizangela de Paula Kuhn), e João Elói Olenike, presidente do IBPT (à esquerda, na 2ª fila). Ao centro, Lucelia Lecheta e Nilva Amalia Passeto, presidente da Comissão Paranaense da Mulher Contabilista).





imagem
O Prof. Laudelino Jochem abordou os desafios da profissão diante das constantes mudanças contábeis e tributárias.





imagem
Em sua palestra, Marcos Rebello fala sobre ajuste a valor presente e a valor justo.



Às 13h30m, a programação recomeça com Ética: do discurso à prática, oportuna discussão sobre como tomar decisões com base em valores éticos, conduzida pela Profª. Ana Tércia Lopes Rodrigues, vice-presidente de Gestão do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS).

As palestras contam pontos para o Programa de Educação Profissional Continuada (EPC:3).

Debate

Encerrando a programação, Lucélia Lecheta e Elizangela de Paula Kuhn, presidente e vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCPR, respectivamente, mediarão um bate-papo com a participação de representantes da Receita Federal do Brasil (RFB) – Dalton Luiz França Marques, assistente de gabinete, especialista em tributos internos; Mario Celso Freitas Rodrigues, assistente de gabinete, especialista em tributos previdenciários; e Luiz Omar Setúbal Gabardo, assistente técnico, especialista em Imposto de Renda da Pessoa Física e Desenvolvimento Gerencial – e da Receita Estadual – auditores fiscais Luiz Carlos Cabral e Silva Coelho, Wagner Fernandes de Carvalho, Luciana Nehls, Marcio Luis Trentin, James Vanin de Andrade e Glauco Oscar Ferraro Pires. Os debatedores discutirão os seguintes temas: O uso da tecnologia no controle da arrecadação, Escrituração Fiscal Digital e arquivo magnético Sintegra, Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica - NFC-e, Programa Nota Fiscal Paranaense, e Tecnologia de análise massiva de dados no fisco paranaense.

Para ver a programação completa, clique aqui.