Crianças recebem presentes arrecadados na Campanha Natal Solidário 2012

Quem nunca esperou ansioso, quando criança, por um brinquedo no Natal? Meninos e meninas carentes, muitos deles privados até mesmo dos direitos sociais mais elementares, nem sempre tem a sorte e a oportunidade de vivenciar a magia do Natal como toda criança merece.

Embora ciente do limitado poder de transformação social que a mera distribuição de donativos representa, o CRCPR promove anualmente a Campanha Natal Solidário, no intuito de proporcionar aos pequenos momentos de alegria e diversão. “O objetivo é levar, na medida do possível, um pouco do espírito natalino a essas crianças”, diz Armando Lira, vice-presidente de Relações Sociais do CRCPR, coordenador da campanha.

Meninos do Orfanato Lar Sagrada Família escolhem seus brinquedos.

Foi o que se viu na manhã desta terça, 18, em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, quando um grupo do Conselho chegou ao Orfanato Lar Sagrada Família (da união Fraternal Divina Piedade), no Jardim Paulista, distribuindo brinquedos. O orfanato, dirigido por padres missionários, abriga meninos de 6 a 17 anos. A Divina Piedade é uma instituição legalizada perante o Poder Judiciário e os conselhos municipais da criança e do adolescente de Campina Grande do Sul, Colombo e Quatro Barras.

Ainda em Campina Grande do Sul, outro momento especial marcou o dia: a entrega de presentes no local onde vive uma família com oito filhos, seis deles crianças, duas meninas, dois meninos e dois bebês, em situações precárias. A casa, na verdade, é uma construção inacabada de alvenaria, sem reboco, no bairro Santa Rita.

Em Pinhais, os representantes do CRCPR levaram ao Asilo Belo Lar pacotes de fraldas geriátricas, arrecadados, assim como os brinquedos, por ocasião da realização de cursos gratuitos na sede do Conselho, em Curitiba.

As demais unidades do CRCPR participantes do Natal Solidário também estão providenciando a adequada destinação das doações recebidas. Em Francisco Beltrão, por exemplo, diversos brinquedos foram entregues na Associação de Proteção à Maternidade e à Infância (APMI) da cidade. A sede, em Curitiba, vai distribuir outros brinquedos dia 24.

Neste ano, além da sede, participaram da campanha os escritórios regionais, em Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Toledo, e as delegacias de Lapa, Mandaguari, Cianorte e São José dos Pinhais.

Brinquedos arrecadados em Francisco Beltrão foram entregues à APMI local.

Como ajudar as instituições que aparecem neste texto:

>> O Orfanato Lar Sagrada Família aceita doações por meio de conta bancária:
Caixa Econômica Federal
Agência: 1627
Conta Corrente: 1420-2
Titular: União Divina Piedade
Operação: 003

>> Para ajudar o Asilo Belo Lar, entre em contato com o Instituto Amiga dos Sonhos: amigadossonhos.com.br.

Lembre-se: pessoas físicas e jurídicas podem destinar parte do imposto de renda devido aos Fundos da Criança e do Adolescente (FIA), no ato da declaração. O valor integral dos repasses é deduzido do IR devido, respeitados os respectivos limites definidos pela Lei nº 12.594 de 2012. Para saber mais, clique aqui.

Para conferir mais fotos da entrega de presentes, acesse www.facebook.com/CRCPR.