Instituída em 22 de janeiro deste ano, pela portaria CRCPR nº 007/2020, a Comissão de Governança, Riscos e Compliance realizou sua primeira reunião de trabalho na manhã da última quarta-feira,12. O grupo discutiu aprovação da minuta do Plano de Integridade do CRCPR, que vem sendo elaborado desde meados de 2019 pela Divisão de Governança, Riscos, Compliance e Qualidade, e a minuta resolução que o instituirá quando estiver pronto para se publicado.
"O trabalho deste grupo é de fundamental importância para consolidar e fortalecer as práticas de governança e compliance já em curso na instituição, mas que vinham sendo realizadas de forma isolada. O Plano de Integridade do CRCPR possibilitará que façamos tudo de uma maneira mais alinhada, conferindo mais transparência e segurança jurídica e institucional a todas as nossas ações, em linha com as determinações dos órgãos de fiscalização e controle, mas principalmente com as expectativas da classe contábil e da sociedade em relação à conduta de um ente público, como o CRCPR", destacou na abertura da reunião o coordenador da comissão, Roberto Marques de Figueiredo, que exerce a função de vice-presidente de Administração e Finanças no Conselho Diretor eleito para a gestão 2020-2021.
Os participantes também foi abordaram o controle dos mecanismos de práticas de governança do CRCPR, de acordo com o Referencial Básico do Tribunal de Contas da União. Ainda, foi colocada em pauta a definição do escopo do Plano de Desenvolvimento de Líderes e do Plano de Capacitação de Integridade para 2020, bem como foram alinhados os próximos passos, compreendendo o mapeamento de processos, gestão de riscos, aprovação do Plano de Desenvolvimento de Líderes e o Plano de Comunicação da Governança do CRCPR.
"Ainda temos muito trabalho pela frente até o Plano de Integridade do CRCPR estar completamente pronto para publicação, mas nossa meta é realizar o lançamento no fim do mês de março", afirmou a coordenadora de Governança, Riscos, Compliance e Qualidade, Jeruza Moura Burges, que está conduzindo a elaboração do documento.
Participaram ainda da reunião o diretor superintendente, Gerson Borges de Macedo; o diretor operacional, Hugo Catossi; o gerente de Registro, Adilson Fernando Castro; a gerente de Fiscalização, Celita Paltanin; a coordenadora da Secretaria da Presidência, Cristina Medeiros Dias, o gerente de Desenvolvimento Profissional, Dirceu Zonatto, a coordenadora de Governança, Riscos, Compliance e Qualidade, Jeruza Moura Burges, o gerente de Informática, Maurício Ostrowski Junior, o coordenador de Contabilidade, Finanças e RH, Valdair de Souza e o coordenador da Assessoria Jurídica, Wanderlúcio dos Santos Leite. O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Aguinaldo Mocelin, também participou como convidado.
Sobre a Comissão de Governança, Riscos e Compliance
A comissão é formada pelos gestores e coordenadores das divisões do Conselho, sob a coordenação do vice-presidente de Adm. e Finanças, Roberto Marques de Figueiredo. Sua instituição levou em conta o que determina o Decreto n. 9.203/2017, que dispõe sobre a política de governança da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, bem como a Resolução CFC n.º 1.549/2018, que institui a Política de Governança no âmbito do Sistema CFC/CRCs; Além disso, é resultado do comprometimento da alta direção do CRCPR com o sistema de gestão da qualidade e com a governança, a gestão de risco e o Compliance da entidade, e visa em visa assegurar que as decisões dos gestores estejam em conformidade com os requisitos regulamentares e que as ações sejam consistentes com os objetivos institucionais estabelecidos no Planejamento Estratégico do SistemaCFC/CRCs 2018-2027, especialmente o de “Garantir Qualidade e Confiabilidade nos Processos e Procedimentos”.