Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias


Em comemoração ao Dia Nacional do Voluntário, 28 de agosto, a Comissão CRCPR Voluntário promoverá, por todo o mês de agosto, uma campanha de incentivo à doação para organizações sociais.

"Neste mês em que celebramos o voluntariado, é importante lembrar que cada doação conta e que ela pode ser feita de diversas formas: seja doar alimentos e roupas para entidades do bairro, apadrinhar projetos locais financeiramente ou mesmo doar seu tempo para pessoas em vulnerabilidade social", explica Francisco Savi, coordenador do CRCPR Voluntário. 

O CRCPR Voluntário também convida os profissionais interessados a participarem do programa de voluntariado da classe contábil, que desenvolve e apoia projetos institucionais direcionados a Organizações da Sociedade Civil. Podem participar da iniciativa todos os profissionais da contabilidade com registro ativo no CRC e estudantes de Ciências Contábeis (desde que supervisionados por profissionais registrados). 

No Paraná, além do trabalho na assistência a diversas entidades com doações de alimentos, roupas, produtos de higiene, brinquedos, lenços e outros, o grupo trabalha intensamente em campanhas para a destinação de Imposto de Renda aos fundos municipais da Criança e do Adolescente e também do Idoso. O  projeto vem tendo grandes resultados na participação do estado nas destinações nacionais, tendo sido Curitiba a capital que mais arrecadou recursos para o Fundo da Criança e do Adolescente, nos últimos anos. 

O CRCPR Voluntário também leva conhecimento sobre Educação Financeira a comunidades de baixa renda e a jovens assistidos por Casa Lares. As palestras orientam os interessados sobre controle e planejamento financeiro familiar e pessoal, sensibilizando-os sobre os temas de consumo consciente e riscos de endividamento. 

Outra ação é o incentivo à formação e à manutenção de Observatórios Sociais nos municípios. Essas organizações são mantidas pela sociedade civil e promovem a conscientização sobre a cidadania fiscal e a fiscalização das compras municipais. Dessa forma, ao exercer o controle social,  tais entidades propõem aos governos locais a adequada e transparente gestão dos recursos públicos. Estima-se que, desde 2013, as ações dos Observatórios já geraram 3 bilhões em economia para os cofres públicos brasileiros. 

Com quase 500 profissionais da contabilidade registrados e mais de 10 mil no país todo, a adesão de mais apoiadores traz ainda mais força e alcance às ações. No portal voluntariadocontabil.cfc.org.br, o profissional pode se registrar, conhecer os subprogramas, os coordenadores estaduais e as atividades que estão sendo realizadas em todo o Brasil. O site também é um caminho para o registro dos trabalhos voluntários que são realizados pelos profissionais, de forma que essas atividades possam ser identificadas e mapeadas. 

Acesse o menu "Cadastro" e dê o primeiro passo para contribuir com a sua comunidade!



Reprodução permitida, desde que citada a fonte.