CRCPR vai instalar Museu do Contabilista e espera colaborações.

Uma comissão criada para preservar a memória do contabilista está buscando peças, artefatos, documentos, livros e objetos que ajudem a contar a história da contabilidade. O Museu do Contabilista, que será instalado no térreo da sede do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, requer a participação de todos que queiram colaborar com o inventário.
O presidente do CRCPR Paulo Caetano, que teve a idéia, conta com a colaboração da classe. ?Temos visto que muitas pessoas têm acervos interessantíssimos para expor. A contribuição ao Museu é sempre nobre e bem-vinda. A história da contabilidade no Paraná não pode ser perdida?, argumenta.

O objetivo é adquirir, conservar, pesquisar, comunicar e expor a história da evolução da contabilidade no Brasil e no mundo, para fins de estudo, educação e lazer. Além de destacar e valorizar a atuação do Conselho.
Em passado não muito distante, as ferramentas básicas do contabilista eram a pena de bico, o livro de registro e a máquina de calcular movida a manivela. Depois veio a máquina de escrever, a calculadora eletrônica e só mais tarde o microcomputador. O Museu da Contabilidade, no Conselho Federal da Contabilidade (CFC), em Brasília, possui muitas dessas peças, algumas somente em fotos.

A Comissão responsável pela organização do Museu do Contabilista do CRCPR é presidida pela conselheira Lucélia Lecheta e formada pelos conselheiros Maurício Cândido, Dolores Locatelli, e pelos funcionários Gerson Luiz Borges de Macedo e Pedro Hugo Catossi.