CRCPR vai enviar boleto cobrando diferença da anuidade.

Contabilistas, sociedades e escritórios registrados no CRCPR receberão nos próximos dias boleto, com vencimento em 30 de abril, referente a diferença da anuidade 2009 paga a menor, nos últimos três meses. A diferença foi gerada porque alguns quitaram a anuidade aplicando o redutor de 8% quando o desconto já estava contemplado no valor; outros pagaram em um determinado mês considerando desconto de mês anterior, explica o responsável pela Dívida Ativa Othmar Erhardt.

Othmar lembra que 31 de março foi o último prazo para quitar a anuidade com desconto, no caso de Registro Cadastral Individual, ou no valor integral para os demais casos. A partir de 1º de abril há multa de 2% e juro de 1% ao mês sobre os valores integrais: R$ 280,00 para Registro Cadastral Individual (RCI) e técnico; e R$ 310,00 para contador e sociedade. O funcionário do CRCPR alerta que os profissionais devem ficar atentos porque, a partir de agora, débitos anteriores a 2008 serão inscritos em dívida ativa sendo passíveis de cobrança judicial.

Pendências antigas

O plenário do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná aprovou uma resolução que oferece uma oportunidade inédita a contabilistas que possuem pendências de quitarem suas dívidas e recuperar a regularidade profissional. A Resolução nº 673/2008 define descontos e a possibilidade de parcelamento de valores pendentes. A medida inspira-se em resolução similar do Conselho Federal de Contabilidade, a de nº 1.126/08, que entrou em vigor no dia 12 de janeiro deste ano, concedendo descontos que variam de 20% a 100% sobre juros e multas.

Informa o presidente do CRCPR, Paulo Caetano, que a taxa de inadimplência perante o Conselho chega a 14%. Com esta resolução, o objetivo é zerar o índice. ?A intenção do Conselho é facilitar para que o contador se mantenha na regularidade, e a resolução 673 é um dos mecanismos para que ele possa exercer sua profissão regularmente?, diz o presidente.

Para acertar pendências ou esclarecer pontos da resolução, os profissionais devem procurar os escritórios regionais do CRCPR ou a sede em Curitiba.