CRCPR vai enfatizar o trabalho social

Acompanhada do vice-presidente de Relações Sociais Armando Lira e do diretor superintendente Gerson Borges de Macedo, a presidente do CRCPR Lucélia Lecheta visitou, no último dia 26, a secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, reforçando parceria entre a entidade e o estado. Entre os principais assuntos, as ações que vêm sendo desenvolvidas pelo estado e pelo CRCPR.

A pasta da Família e Desenvolvimento Social acumula atualmente funções das secretarias da Criança e Juventude, do Trabalho e da Justiça, com inúmeras iniciativas com o objetivo de melhorar a vida dos paranaenses, a exemplo do programa Família Paranaense, lançado recentemente, com a meta de reduzir o grau de vulnerabilidade social de 100 mil famílias até 2014.

De seu lado, o CRCPR desenvolve várias ações com a finalidade de estimular a responsabilidade social dos contabilistas. Uma delas é voltada ao aumento da arrecadação dos fundos da infância e da adolescência – FIA. Há mais de dez anos, o CRCPR apoia os fundos, incentivando os contabilistas a orientar seus clientes a fazer doações.

A propósito, a Receita Federal publicou recentemente Instrução Normativa que possibilita que os contribuintes façam doações no limite de 3% do imposto devido, no período de 1º de janeiro a 30 de abril, prazo final da entrega da Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda Pessoa Física. A data anterior de 31 de dezembro trazia muitas dificuldades. A causa foi abraçada pelo deputado federal Edmar Arruda (PSC-PR), que apresentou projeto de lei propondo mudança da regra e fez a reivindicação à Receita Federal, antecipando a decisão.

Outra questão comentada pelos dirigentes do CRCPR com a secretaria Fernanda Richa foi o Programa do Voluntariado da Classe Contábil, atualmente coordenado pelo contabilista de Maringá Maurício Gilberto Cândido. Uma das metas do programa é justamente aumentar as contribuições ao Fundo da Infância e Adolescência em todo o estado.

O PVCC tem por objetivo estimular a prática da participação e o espírito de responsabilidade social entre os profissionais da Contabilidade e já desenvolve nacionalmente cinco projetos institucionais: Gestão Eficiente da Merenda Escolar; Assistência a Organizações da Sociedade Civil (OSCs); Mobilização Social Para Doações ao Funcriança; Rede Nacional de Cidadania Fiscal; e Ações Localizadas de Voluntariado em Políticas Sociais e Comunitárias.