O Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) conta agora com 35.254 profissionais ativos registrados, ultrapassando o marco de 35 mil.
“Há cinco anos atrás, o Conselho contava com menos de 33 mil ativos registrados. Em 2022, ultrapassou os 34 mil e, em 2024, completou o marco", contou a vice-presidente de Registro do CRCPR, Ariane Yumi de Almeida Rocha, "Isto ocorreu após o registro dos profissionais recentemente aprovados no último Exame de Suficiência e também pelo início da possibilidade de registrar-se de forma totalmente online, o que incentivou muitos contabilistas a cadastrarem-se. Para Registro, recebíamos todos os documentos em formato físico. Agora, para facilitar a logística, a entrega de documentação de Registro pode ser feita digitalmente, desde que o formulário seja assinado com certificado digital, com o CPF do profissional", completou Ariane.
No Paraná, os índices de aprovação no Exame de Suficiência têm aumentado a cada ano. Nos últimos anos, o percentual flutuava entre 20 e 30% e, na primeira edição deste ano, chegou a 53.15% de aprovação, totalizando 1.719 aprovados. Destes, 456 já fizeram seu registro junto ao CRCPR.
A primeira edição de 2024 do Exame de Suficiência aconteceu no dia 30 de junho e, ao todo, 38.117 pessoas realizaram a prova no país, sendo 8% dos inscritos do estado do Paraná. A próxima edição teve seu edital publicado no dia 14 de agosto e tem suas provas agendadas para o dia 24 de novembro.
O Exame é composto por 50 questões objetivas. Para ser aprovado, o candidato precisa acertar 50% da prova, ou seja, 25 questões. Entre os assuntos abordados na avaliação, estão: língua portuguesa aplicada; matemática financeira e estatística; noções de direito e legislação aplicada; legislação e ética profissional; Teoria da Contabilidade; princípios de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade; Contabilidade geral; Contabilidade de custos; Contabilidade gerencial; Contabilidade aplicada ao Setor Público; controladoria; auditoria contábil; e perícia contábil.
Reprodução permitida desde que citada a fonte.