Entre os diversos tipos de câncer já identificados pela medicina, o de mama é o segundo mais comum entre as mulheres – o primeiro é o de pele não melanoma, respondendo por 25% dos novos casos notificados a cada ano. A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA) é de que em 2015 surjam 57.120 novos casos em todo o país.
Entidade representante de uma categoria profissional em que a presença feminina já ultrapassa os 42% – e não para de crescer, já que nos cursos de ciências contábeis a presença feminina é predominante – , o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) está aderindo novamente à campanha Outubro Rosa, movimento que reúne ações de prevenção e apoio ao tratamento do câncer de mama lançado nos Estados Unidos, em 1990, com a Corrida pela Cura, realizada na cidade de Nova York, e hoje ganhou dimensão mundial, tendo como símbolo um laço de fita na cor rosa.
“No ano passado ‘vestimos’ a sede do CRCPR com um grande laço rosa em nossa fachada e desenvolvemos algumas ações de conscientização por meio de nossos veículos de comunicação e redes sociais”, conta Lucelia Lecheta, presidente da entidade. “Este ano estamos programando ações vinculadas a nossos cursos, em que poderemos falar sobre prevenção e tratamento diretamente com os participantes e promover ações de apoio a entidades ligadas à prevenção e tratamento da doença. Uma delas é a arrecadação de lenços para doação a hospitais e clínicas que atendem mulheres em tratamento”, acrescenta.
Nos próximos dias o CRCPR divulgará ações em que os contabilistas poderão colaborar, por meio do site, do CRCPR Online e das redes sociais.