CRCPR tem dois cursos e três palestras itinerantes em circulação

A preocupação com o desenvolvimento profissional dos contabilistas se tornou uma marca do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR). Atualmente, percorrem dezenas de cidades de todo o Estado dois cursos e três palestras.

Na manhã desta quinta-feira, 21, Maringá sediou o lançamento de mais uma palestra itinerante, desta vez com ênfase na Lei 12.973, de 13 de maio de 2014 (MP 627), e as consequentes alterações para empresas tributadas pelo lucro real, presumido e arbitrado, a partir de 2014, assunto abordado pelo contador Sérgio Renato Reolon Martins. Em setembro, ele se apresenta em Londrina, dia 22, e Curitiba, dia 26.

Goioerê, dia 18: palestra sobre as Retenções Tributárias Federais.

Clique aqui para acessar a agenda completa de eventos, o conteúdo programático e fazer sua inscrição.

Na capital, na última segunda-feira, 18, aconteceu mais uma edição do curso Substituição Tributária do ICMS e atualização do Simples Nacional para 211 pessoas, com o professor Neomar Antônio Cordova. Este treinamento estreou em meados de julho e já passou por 22 cidades, alcançando centenas de profissionais. Nesta quinta, 21, foi a vez de Campo Largo. Lapa recebe o curso nesta sexta, 22. Na próxima semana, o tema chega a Santo Antônio do Sudoeste na terça, 26, Cascavel na quarta, 27, Medianeira na quinta, 28, e Foz do Iguaçu na sexta, 29.

Em setembro, contempla dez cidades: Telêmaco Borba, Jaguariaíva, Castro, Ponta Grossa, Curitiba, Prudentópolis, Guarapuava, União da Vitória, Rio Negro e Araucária.

Santo Antônio do Sudoeste, dia 14: Demonstrações Contábeis e Notas Explicativas segundo a NBC TG 1.000.

Curitiba, dia 18: Substituição Tributária do ICMS e atualização do Simples Nacional...

... com o professor Neomar Antônio Cordova.

A rodada de Demonstrações Contábeis e Notas Explicativas segundo a NBC TB 1.000, com o professor Roberto Marcos Navarro, começou mais cedo, em março. De lá para cá, passou por 35 cidades. Na quarta, 20, o curso foi ministrado em Ponta Grossa, e nesta sexta, 22, estará em Bandeirantes, no dia 27 em Araucária e em 16 de setembro, em Irati.

Neste mês de agosto, novas estreias. No dia 11, começou a viajar o Estado, a partir de Irati, a palestra Retenções previdenciárias, apresentada na sequência em Guarapuava, Laranjeiras do Sul, Quedas do Iguaçu e Francisco Beltrão.

Goioerê, dia 18: palestra sobre as Retenções Tributárias Federais.

Umuarama, dia 19: palestra sobre as Retenções Tributárias Federais.

O tema será retomado dia 15 de setembro, por Londrina e Arapongas. Na mesma semana, estará em Maringá, Mandaguari, Apucarana, Curitiba e São José dos Pinhais. Em outubro, um novo ciclo contempla mais dez cidades. A instrutora é Eliane Carvalho Valcam, bacharel em Administração de Empresas e técnica contábil.

Na última segunda-feira, 18, começou a circular por Campo Mourão e Goioerê o tema Retenções tributárias federais: imposto de renda (IRRF) e contribuições retidas (CSRF) na fonte para pessoa jurídica, que esteve em Umuarama e Cianorte na terça 19; e Paranavaí na quarta 20. Nesta quinta, 21, é apresentado em Sarandi; e na sexta, 22, em Arapongas e Apucarana. Todas as edições são ministradas por Sérgio Renato Reolon Martins. O ciclo será retomado no dia 22 de setembro, por Assaí. Nos dias seguintes chega a Cornélio Procópio, Bandeirantes, Santo Antônio da Platina, Jaguariaíva, Castro, Telêmaco Borba e Ponta Grossa. A programação continua em outubro e novembro.

+ Saber Contábil

Os cursos e as palestras itinerantes fazem parte do programa de Educação Continuada do CRCPR, o + Saber Contábil, e são realizados em parceria com os sindicatos locais de contabilistas e as delegacias regionais do conselho. “Esses treinamentos chegarão, no total, a cerca de 60 cidades, proporcionando aprendizado e atualização profissional a centenas de contabilistas”, afirma a vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCPR, conselheira Elizangela de Paula Kuhn.

As palestras – retenções previdenciárias, retenções tributárias federais e MP 627 – duram três horas por edição. Como a carga horária é reduzida, Elizangela espera contar com a participação também, nesses eventos, dos empresários contábeis. “Sabemos o quão valioso e escasso é o tempo do empresário contábil, por isso é que temos nos dedicado a elaborar programas de curta duração”.

Elizangela: eventos de curta duração podem atender às demandas de aperfeiçoamento dos empresários contábeis.

São José dos Pinhais, dia 20: Substituição Tributária do ICMS e Atualização do Simples Nacional.

Cianorte, dia 19: palestra sobre as Retenções Tributárias Federais.

Alimentos arrecadados com as inscrições para o curso de Substituição Tributária em São José dos Pinhais.