CRCPR sedia edição curitibana do Bate-Bola Contábil

Paixão nacional, esporte mais popular do Brasil, o futebol tomou todas as atenções na tarde desta quinta-feira, 8, na sede do CRCPR, em Curitiba. O Conselho foi palco da edição curitibana do projeto itinerante Bate-Bola Contábil – Lances do Mundo Corporativo no País do Futebol, iniciativa da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon) que até o início de junho terá percorrido 11 cidades-sede da Copa do Mundo FIFA 2014.

Lucelia Lecheta, presidente do CRCPR, saúda os participantes da edição curitibana do Bate-Bola.

Maria Clara Cavalcante Bugarim falou sobre projetos da Abracicon desenvolvidos em nível nacional.

Na abertura do evento, as presidentes do CRCPR, Lucelia Lecheta, e da Abracicon, Maria Clara Cavalcante Bugarim, e o presidente da Academia de Ciências Contábeis (ACCPR), Luiz Carlos Souza, enfatizaram a importância de inserção do mundial na pauta de discussões da classe contábil, dada a atuação do profissional da contabilidade nas diversas atividades que viabilizam a competição – especialmente a aplicação de recursos públicos na revitalização e construção de estádios, bem como para a melhoria de infraestrutura das cidades – vias públicas, terminais rodoviários, aeroportos etc.

Maria Clara Cavalcante Bugarim, presidente da Abracicon.

Público acompanha o Bate-Bola Contábil no auditório do CRCPR, em Curitiba.

Primeiro palestrante a entrar em campo, o contador Rogério Costa Rockembach abordou a aplicação prática da ITG 2003, norma do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) que estabelece critérios e procedimentos específicos de avaliação, registros e estruturação das demonstrações contábeis de entidades de futebol profissional e de práticas desportivas profissionais, e àquelas que, direta ou indiretamente, explorem a atividade desportiva profissional ou amadora. Ele defendeu a internacionalização dos clubes brasileiros como forma de expandir receitas.

Rogério Rockembach falou sobre a aplicação da ITG 2003 às entidades desportivas.

Amaury José Rezende apresentou o tema "Contabilidade, governança e accountability".

“Contabilidade, governança e accountability em entidades desportivas” foi o tema explorado pelo professor Dr. Amaury José Rezende, docente da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo no campus de Ribeirão Preto. Rezende trouxe informações e curiosidades sobre a organização da entidades desportivas de futebol no Brasil e no mundo, finanças dos clubes, modelo de remuneração, desempenho esportivo e discutiu a sustentabilidade dos negócios.

Prof. Dr. Vicente Pacheco abordou a temática "Futebol e o Mercado de Ações".

Odirlei Tedesco contou a experiência do Paraná Clube com um modelo alternativo de investimento nas bolsas de valores.

Na sequência, o Prof. Dr. Vicente Pacheco, membro da Abracicon, e o mestre em contabilidade Odirlei A. Tedesco falaram sobre “Futebol e o Mercado de Ações”. Pacheco mostrou como alguns clubes estrangeiros possuem ações negociadas nas bolsas de valores e explicou por que a prática não ocorria no Brasil, por limitações legais, até a experiência inédita empregada junto ao Paraná Clube, de Curitiba, a partir de um modelo alternativo, assunto exposto por Tedesco.

Gerson Borges de Macedo, diretor superintendente do CRCPR, na mediação do talk show que encerrou o evento.

Participantes do talk show criticaram a forma como a Copa do Mundo vem sendo conduzida no Brasil.

A forma como os investimentos necessários à realização da Copa do Mundo têm sido conduzidos no país pelos governantes foi criticada pelos participantes do talk show que encerrou o Bate-Bola, Lucelia Lecheta, Reginal Cordeiro, secretário municipal da Copa em Curitiba, o vice-presidente administrativo e de RH do Paraná Clube, Giovani Linke, e Valmir Gomes, jornalista e comentarista esportivo da Rádio CBN e da Rede CNT.

Eles também comentaram aspectos positivos da realização do mundial, como a geração de emprego e renda, o incremento do turismo, as melhorias em infraestrutura urbana etc. A conversa foi mediada pelo diretor superintendente do CRCPR, Gerson Borges de Macedo, que conduziu todo o evento.

O Bate-Bola Contábil conta com o apoio institucional do CFC e do Ministério do Esporte. A edição curitibana foi organizada em parceria com o CRCPR, Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) e ACCPR.

Prestigiaram o evento lideranças contábeis como os presidentes do Sescap-PR, Mauro Kalinke, Instituto Paranaense da Mulher Contabilista (IPMCont), Dolores Biasi Locatelli, Sicontiba, Hugo Catossi, Fecopar, Divanzir Chiminacio, além de Moacir Baggio, ex-presidente da ACCPR, Nelson Zafra, vice-presidente de Registro do CFC, Nilva Amália Pasetto, coordenadora da Comissão da Mulher Contabilista do CRCPR e o professor Eluiz Maria Miqueletto, acadêmico da ACCPR, bem como diversos profissionais contábeis, estudantes, conselheiros e funcionários do CRCPR.