CRCPR reúne delegados e macrodelegados para atualização e alinhamento

No dia 13 de maio, quarta-feira, aconteceu na sede do CRCPR, em Curitiba, mais um encontro de delegados e macrodelegados. O objetivo da reunião foi avaliar as atividades das delegacias e atualizar conhecimentos e trocar experiências para aprimorar o atendimento aos contabilistas em todo o Paraná.

Na parte da manhã, diferentes áreas do Conselho – Fiscalização, Desenvolvimento Profissional, Assessoria Jurídica, Tecnologia, Registro, entre outras, apresentaram um resumo de suas atividades e novidades que impactam na rotina diária das delegacias, como novas regulamentações, cronograma de cursos, interação com entidades locais, etc.

Jean Carlo Prado, consultor e instrutor do Sebrae-PR, e Viviane Lara, gestora do Empresa Fácil, apresentaram o sistema e esclareceram dúvidas dos delegados.

Também tiveram a oportunidade de assistir a uma palestra sobre o Empresa Fácil Redesim. O objetivo foi municiá-los com informações para que possam prestar assistência aos contabilistas de suas regiões quanto ao uso do novo sistema para abertura e encerramento de empresas.

A presidente do CRCPR, Lucelia Lecheta, encerrou as atividades da parte da manhã agradecendo a todos e destacando a dedicação de todos e o excelente trabalho que vêm fazendo em suas regiões.

À tarde, a partir das 14h, os delegados e macrodelegados, tiveram uma a aula, ministrada pelo professor Laudelino Jochem, sobre aspectos contábeis e tributários das IFRS. O foco da abordagem foi voltado às empresas usuárias das normas completas de IFRS, aquelas optantes ou obrigadas a aplicar de todas as normas contábeis editadas e aprovadas pela CFC - Conselho Federal de Contabilidade.

Segundo palestrante, “com a Lei nº 12.973/2014 ocorreu o pleno alinhamento da contabilidade com o fisco federal. Isso representa uma nova etapa da convergência às normas internacionais, que por uma lado, unifica procedimentos, e por outro, torna o processo contábil muito mais criterioso”. Ele chamou a atenção para as diferenças geradas entre o antigo modelo de contabilidade (vigente até a entrada em vigor do RTT - Regime Tributário de Transição) e o novo modelo conhecido como IFRS. “É preciso ficar atento a cada detalhe relativo às novas normas contábeis (as IFRS) para aplicá-las corretamente e ainda atender todas as exigências trazidas pela nova legislação tributária, principalmente as obrigações contidas na IN RFB nº 1515/2014”, disse.