CRCPR renova a frota de veículos da Fiscalização.

Já estão à disposição do setor de Fiscalização do CRCPR, desde o dia 26 de agosto, os novos veículos para uso dos fiscais no serviço de visita às empresas e organizações contábeis, em todo o Paraná, para verificar a regularidade da contabilidade e a situação legal dos profissionais. São dez Volkswagen, modelo Gol 1.6, adquiridos por licitação vencida pela Servopa, que substituem os Volkswagen modelo Polo que compunham a frota.

A utilização de veículos representou um grande avanço para o trabalho de fiscalização, que nos primeiros anos da entidade era feito com grande dificuldade, por um único fiscal, Gilberto Nassif, que percorria o Estado de ônibus. O crescimento econômico do Paraná foi acompanhado pelo aumento do número de empresas e de profissionais, que hoje passam de 27 mil, exigindo também a expansão do Conselho.

Como revela o gráfico abaixo, a equipe de fiscais do CRCPR, atualmente composta por 13 profissionais, visitou um total de 250 municípios e de 17.360 contabilistas em 2008 e 2009, fiscalizando 3.261 empresas, tendo rodado até o momento 168.764 quilômetros, lembrando que estamos em agosto e as ações de fiscalização vão até o final do ano.

A dinâmica do setor termina acarretando um desgaste natural nos veículos que, por segurança, precisam ser substituídos periodicamente, justifica o chefe da Fiscalização, Dirceu Zonatto. Trata-se de um investimento necessário, a exemplo do que temporariamente precisamos fazer em equipamentos de informática, explica o presidente do CRCPR, Paulo Caetano.

Garantir a prestação de serviços contábeis, com ética e qualidade, ao mesmo tempo defendendo o interesse da sociedade e valorizando o contabilista zeloso das suas obrigações é o objetivo da fiscalização feita pelo CRCPR.

A Câmara de Fiscalização recebe denúncias, analisa e julga processos contra profissionais e empresas contábeis que cometem irregularidades. Elaboração de pareceres, relatos e julgamentos são as principais tarefas dos conselheiros.

Os fiscais do CRCPR verificam nas empresas aspectos como a situação cadastral do profissional e da organização contábil, a escrituração contábil da empresa, as demonstrações contábeis, o cumprimento enfim dos princípios fundamentais da contabilidade e das normas brasileiras de contabilidade.

Os novos veículos no pátio do Conselho em Curitiba.

Conselheiros e equipe de fiscalização do CRCPR

Um dos novos veículos com a logomarca do CRCPR