Parceria entre o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) e o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), no dia 7, aconteceu a Oficina sobre Educação Financeira oferecida pelo Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC) do CRCPR para a primeira turma de 2019 no Projeto "Jovens Promissores". O evento reuniu, na sede do CRCPR, 20 jovens, entre 14 e 18 anos, acolhidos por casas lares de Curitiba e região metropolitana.

Quando atingem a maioridade estes adolescentes deixam as instituições para entrar no mercado de trabalho. Por isto, o objetivo da oficina é prepará-los para a administração das próprias finanças, buscando o equilíbrio financeiro.

O coordenador do PVCC no CRCPR, Francisco Savi, instruiu os jovens sobre princípios básicos da educação financeira, alertando-os sobre armadilhas de propagandas e propostas de aquisições mediante pagamento parcelado com juros. Também foram tratados assuntos como impostos embutidos no salário, dicas sobre a abertura de contas bancárias, cartões de crédito e poupança, aquisições de bens, dentre outros temas práticos.

Palestra Jovens Promissores 07-03 (11).JPG

Sobre o Programa Jovens Promissores

A iniciativa do “Programa Jovens Promissores”, desenvolvida pela 2ª Vice-Presidência do TJPR, com o apoio do CONSIJ (Conselho de Supervisão dos Juízos da Infância e da Juventude) e da ESEJE (Escola dos Servidores da Justiça Estadual do Paraná), visa oferecer aos jovens acolhidos ferramentas para sua autonomia. Além da Oficina sobre Educação Financeira do CRCPR, os jovens participam de visitas e palestras em outros órgãos como Polícia Militar, Polícia Civil, CIEE e outros. Ao final, os adolescentes que concluírem a etapa de formação participarão de uma formatura, promovida pelo TJ-PR, e receberão orientações individualizadas para encaminhamento a cursos profissionalizantes e para o ingresso no mercado de trabalho.