No dia 25 de fevereiro, os delegados representantes do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) de todas as regiões do estado estiveram na sede do Conselho, em Curitiba. O encontro possibilitou que os delegados realizassem um treinamento envolvendo as diversas áreas, participassem da plenária mensal e ainda estivessem na solenidade de posse dos novos conselheiros e Conselho Diretor

No período da tarde, cada vice-presidência apresentou os principais tópicos de sua atividade e tirou dúvidas. O presidente do CRCPR, Laudelino Jochem, e o vice-presidente de Desenvolvimento Regional, Nelinho Kukla, abriram o evento ressaltando a importância da oportunidade de estarem todos reunidos pela primeira vez e compartilharem de informações e conhecimento.

O vice-presidente de Administração e Finanças, Everson Breda Carlin, relembrou informações conceituais sobre a entidade, como estrutura, código de conduta, anuidade dos CRCs, atividades de governança e as informações contidas na Carta de Serviços ao Usuário, que podem ser utilizadas como apoio para delegados do CRCPR ou diretamente por profissionais da contabilidade.

Na sequência, referente à área de Relações Sociais, o vice-presidente Narciso Dóro Júnior ressaltou a importância dessa para o relacionamento com as demais entidades de interesse da classe contábil, inclusive na busca por desburocratizar procedimentos em diversos setores para o profissional da contabilidade.

Na área de Fiscalização, Ética e Disciplina, o vice-presidente Jefferson Paulo Martins, comentou as frentes de trabalho e estatísticas de cada região, reforçando os cuidados que devem ser tomados na época de fiscalização, principalmente no que se refere ao envio de documentos para a sede, em Curitiba.

Depois, Michel Gulin Melhem, vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, explicou sobre o Programa de Educação Profissional Continuada do Conselho Federal de Contabilidade (PEPEC-CFC) e todas as diversas ofertas de cursos, em sua maioria gratuitos, que o CRCPR oferece aos profissionais, tanto na modalidade presencial quanto online, atingindo todas as regiões.

O vice-presidente de Registro, Claudemir Aparecido Matiusso, comentou sobre os números e operações de Registro no Estado, o Exame de Suficiência, as possibilidades do Programa Contador do Amanhã – que leva o CRCPR até as Instituições de Ensino Superior (IEs) –, e principalmente, sobre o Manual dos Delegados entregues aos participantes.

A vice-presidente de Controle Interno, Eunice Maria Cavali Duarte, falou sobre os controles internos e externos do Sistema CFC/CRCs, apresentando também o Sistema de Gestão por Indicadores, estabelecido pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.