O projeto contempla ainda análise de documentos e contratos, aplicação de questionários e entrevistas para identificar melhorias

Na última sexta-feira (23/4), os funcionários do CRCPR participaram por videoconferência de workshop de conscientização para implantação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). O objetivo era informar sobre o papel de cada um no processo de implementação e os primeiros passos em cada setor. “Para que este projeto seja bem sucedido é primordial a conscientização dos funcionários sobre a proteção de dados. Cada um precisa pensar na segurança dos dados em seu trabalho”, enfatizou o vice-presidente de Administração e Finanças do CRCPR, Roberto Marques de Figueiredo, que realizou a abertura do treinamento.

Camila Lemos Silveira, supervisora de direito digital da empresa Maciel Assessores S/S LTDA, consultora para conformidade com a LGPD, realizou a palestra abordando os conceitos legais, as principais ações das empresas e as possíveis sanções quando de seu descumprimento. Camila abordou ainda os próximos passos do CRCPR, como análise de documentos e contratos, aplicação de questionários de cultura organizacional e entrevistas com gestores para identificar possíveis melhorias.

A LGPD foi inspirada pela General Data Protection Regulation (GDPR) e aprovada no dia 14 de agosto de 2018, regulando o tratamento de dados pessoais com o objetivo de “proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natural''. A partir de 1º de agosto, sanções poderão ser aplicadas em órgãos, entidades e empresas pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), conforme a Lei 14.010/20. Para auxiliar os profissionais e organizações contábeis, em abril, o CRCPR lançou um vídeo da TV CRCPR sobre o tema "As sanções pelo descumprimento da LGPD", tendo como palestrante a professora e advogada Bianca Camile dos Santos Filla. Para assistir gratuitamente, clique aqui!

A Comissão de Implantação da LGPD do CRCPR realizou sua primeira reunião de trabalho, no dia 20 de abril, para dar início aos procedimentos para adequação da autarquia aos requisitos da Lei nº 13.709. A comissão foi instituída pela Portaria CRCPR 031/2021, de 18 de março,  é coordenada pelo vice-presidente de Administração e Finanças do CRCPR e integrada pelos funcionários Adriana Iaizzo Magalhães (Imprensa), Alisson Bobato Dalsanto (Comprasa e Licitações), Celita Zaidovicz Paltanin (Registro), Dirceu de Fátima Zonatto (Desenvolvimento Profissional), Jeferson Luiz Lucaski (Fiscalização), Jeruza Fernandes Moura Burges (Governança, Riscos, Compliance e Qualidade), Martin Neufeld (Jurídico), Maurício Ostrowski Júnior (Gerência Operacional), Rogers Silva Garcez das Neves (TI), Valdair de Souza (Contabilidade, Finanças e RH), e Wanderlúcio dos Santos Leite (Jurídico).

Para acessar a Lei 13.709/18 - Lei Geral de Proteção de Dados:

Clique aqui!