Profissionais e escritórios contábeis serão fiscalizados a partir do dia 17 de janeiro

No dia 16 de dezembro, o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) realizou reunião com representantes regionais para discutir o início das atividades fiscalizatórias nas cidades de Apucarana, Bandeirantes, Cornélio Procópio e Lapa.

No início de 2022, os inspetores fiscais iniciarão os procedimentos através da plataforma de fiscalização eletrônica (fisc-e), mediante o envio antecipado de e-mails aos profissionais e escritórios, que serão fiscalizados a partir do dia 17 de janeiro.

Estiveram presentes no encontro virtual, o presidente do CRCPR, Laudelino Jochem; o vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina, Jefferson Paulo Martins; o gerente de Fiscalização, Fabrizio Guimarães; e os delegados representantes do CRCPR nas cidades de Apucarana, Mayra Lucia Paes Landim Leciuk, Cornélio Procópio, Claudia Valéria Soares, e Lapa, Luciano Meira.

Na oportunidade, o presidente do CRCPR destacou a necessidade de atendimento dos procedimentos fiscalizatórios e a importância dos delegados representantes que estão mais próximos do profissional contábil. "A fiscalização é uma importante ferramenta para o combate ao exercício ilegal da profissão e existência de organizações contábeis sem registro junto ao CRCPR", ressaltou. O vice-presidente de Fiscalização, Jefferson Martins, reportou informações sobre os critérios adotados, bem como abordou a abrangência da fiscalização e a importância dos convênios que o CRCPR tem utilizado como apoio à rotina fiscalizatória. "Com a fiscalização buscamos a excelência na prestação dos serviços contábeis", explicou o vice-presidente.

Na sequência, o gerente da área, Fabrizio Guimarães explicou as questões operacionais da fiscalização, a qual será realizada de forma eletrônica (fisc-e), em duas etapas. A primeira fase é de natureza informativa para ser cumprida no prazo de 10 dias. Já a segunda é a fase de “carregamento” da documentação selecionada randomicamente, ocasião em que o prazo de 10 dias é renovado.

VP de Fiscalização ministra palestra

O vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina, Jefferson Martins, também participou, na quinta-feira (16/12), da 5ª edição do Seminário Acadêmico de Contabilidade do Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Curitiba, ministrando a palestra intitulada “Conhecendo o CRCPR”, a convite da coordenadora do curso, professora Divane Dias dos Santos Nascimento. O evento contou com a participação de alunos, ex-alunos e professores.