Nos dias 24 e 25, na sede do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), em Curitiba, aconteceram as reuniões regimentais do CRCPR para as deliberações e discussões necessárias referentes ao mês de janeiro. A primeira reunião Plenária do CRCPR em 2019 discutiu assuntos como: nomeação do presidente do CRCPR, Marcos Rigoni, como presidente da Junta Comercial do Paraná (Jucepar); procedimentos para a prestação de contas da Educação Profissional Continuada (EPC) ao Conselho Federal de Contabilidade (CFC); e novo Manual de Fiscalização do CRCPR.

Plenaria 25-01 (23).JPG

Nomeação Presidente Jucepar

O governador do Estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, assinou no dia 7 de janeiro, o decreto n° 0057, publicado na mesma data no Diário Oficial do Estado do Paraná, que nomeia o contador Marcos Sebastião Rigoni de Mello, presidente do CRCPR, para o cargo de presidente Jucepar. “Aceito esta missão com humildade, mas também com garra para lutar pela desburocratização e celeridade dos processos de registro empresarial, que tanto afetam o cotidiano do profissional da contabilidade em nosso Estado, a fim de contribuir para melhorar o ambiente de negócios para o empresário, tornando o Paraná mais competitivo e ajudando a acelerar o crescimento da nossa economia e a geração de empregos”, disse Rigoni. A Plenária do dia 25 foi a primeira realizada por Rigoni após assumir a presidência da Jucepar.

Plenaria 25-01 (46).JPG

Novo Manual de Fiscalização

Em dezembro, a Fiscalização disponibilizou no site do CRCPR o novo Manual de Fiscalização, que orienta e traz informações para auxiliar no cotidiano do profissional da contabilidade. O material aborda os conceitos e técnicas de fiscalização, a nova fiscalização eletrônica, quais são os itens avaliados em uma fiscalização, como funcionam as denúncias, e outros itens de interesse do profissional contábil. Na reunião plenária, Elizangela Kuhn, vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina entregou formalmente o novo material ao presidente do CRCPR.

Clique aqui para acessar o novo Manual de Fiscalização!

Plenaria 25-01 (43).JPGVice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina, Elizangela Kuhn, entrega novo Manual da Fiscalização ao presidente

Prestação de contas EPC

Na reunião, Lucélia Lecheta, vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CFC, comentou os desafios e novas diretrizes sobre a prestação de contas do EPC e lembrou que foi prorrogado para dia 28 de fevereiro o prazo para a prestação de contas das atividades realizadas no exercício de 2018 pelos profissionais que devem cumprir a pontuação exigida pelo programa de Educação Profissional Continuada (EPC). Desde o ano passado, a prestação de contas pode ser realizada online, por meio do sistema informatizado desenvolvido pelo CFC ou protocolada pelos profissionais, pessoalmente, CRCPR.   Para ler mais, clique aqui!

Plenaria 25-01 (29).JPGLucélia Lecheta, vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CFC, comentou os desafios e novas diretrizes sobre a prestação de contas do EPC

Plenária

Além dos conselheiros e funcionários do CRCPR, também estiveram presentes na reunião de Janeiro: a vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CFC, Lucélia Lecheta; os ex-conselheiros Carlos Bittencourt Gomes e Bento Rosa Junior; o delegado do CRCPR de Arapongas Osvaldo Damião; o coordenador da Comissão Especial de Valorização Profissional do CRCPR, Armando Lira; o coordenador da Comissão para Assuntos Contábeis, Fiscais e Tributários, João Eloi Olenike, e os membros da Comissão Luiz Carlos Souza e Dermival Oliveira Alves; e a coordenadora da Comissão Estadual do Jovem Contabilista e da Integração Estudantil do CRCPR, Daniella Novak.