Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias



Cascavel foi a primeira cidade a receber, em 2023, as reuniões regimentais itinerantes do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR). A 1.385ª Reunião Plenária aconteceu no dia 24 de março, na sede da Associação Comercial e Industrial de Cascavel (ACIC) e foi aberta à participação da comunidade contábil local. 

Conduzido pelo presidente da autarquia, Laudelino Jochem, o encontro contou com a participação de conselheiros, funcionários, integrantes do Conselho Diretor, lideranças da classe contábil da região e profissionais da contabilidade locais. O vice-presidente de Relações Sociais, Narciso Dóro Júnior, foi substituído pelo conselheiro suplente Dilson José Vaz e a conselheira Eva Schram, que participava de reunião do CFC Mulher, foi substituída pela conselheira suplente Hylcinéia Deisy da Silva Liboni. 

Na abertura dos trabalhos, o vice-presidente da ACIC, Siro Canabarro, deu as boas vindas aos participantes em nome do presidente da casa, Genesio Pegoraro. 

"É uma grande satisfação compartilhar as nossas instalações com o CRCPR. Afinal, a ACIC é formada por empresas, e sem os contadores, não existiriam empresas. Portanto, faz todo o sentido que as entidades empresariais e contábeis caminhem juntas", disse Canabarro. 

O presidente Laudelino agradeceu ao vice-presidente Canabarro e a toda a diretoria da ACIC pela cessão do espaço, pela calorosa acolhida desde o dia anterior, quando aconteceram as reuniões das Câmaras, tecendo muitos elogios à infraestrutura da entidade. 

"Vocês têm uma sede impressionante, que faz jus à pujança da região a que vocês atendem e representam. Nos sentimos muito bem acolhidos e atendidos aqui e só temos a agradecer", afirmou Jochem.
"A ACIC é formada por empresas e sem os contadores não existiriam empresas", disse o VP da entidade, Siro Canabarro (esquerda). O presidente do CRCPR, Laudelino Jochem, agradeceu ao anfitrião.
O VP de Adm. e Finanças do CRCPR, Everson Breda Carlin, enalteceu a excelente avaliação das Escolas Técnicas CRCPR. à direita, o presidente da Fecopar, Paulino Oliveira.

Os trabalhos tiveram início com o julgamento de processos, aprovação das atas das reuniões das câmaras e do Conselho Diretor, seguida da retrospectiva do mês anterior. Nesse momento, o presidente Laudelino e o vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina, Jefferson Paulo Martins, teceram comentários a respeito do Bate-Papo com a Fiscalização, ocorrido na quarta-feira anterior, com a participação de cerca de 70 profissionais da contabilidade da região. "Foi uma experiência muito positiva, pois os contabilistas puderam tirar dúvidas sobre questões simples de ajustar, mas que frequentemente resultam em notificações, como a necessidade de identificar o responsável técnico nas propagandas", observou Martins. 

Já o conselheiro César Alberto Ponte Dura, que estava representando o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Michel Melhem, destacou a excelente repercussão das aulas das Escolas Técnicas CRCPR. "A análise das avaliações respondidas pelos participantes nos links de confirmação de presença apresentou um índice médio de 99,5% classificação como Ótimo e Bom", comentou. 

"Durante o mês de fevereiro, fomos o único Regional convidado a apresentar projetos em reunião do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em Brasília. Os participantes queriam conhecer os nossos projetos nas áreas de Desenvolvimento Profissional e Fiscalização, especialmente as Escolas Técnicas, o Fiscal Digital e o uso de robôs para cruzamento de informações, os quais o CFC já anunciou que pretende replicar para todo o Brasil", anunciou o vice-presidente de Administração e Finanças, Everson Breda Carlin.
Ao lado do conselheiro Cláudio Brunetto (esq.), representante da cidade de Cascavel no Plenário do CRCPR, o também cascavelense Michel Vitor Lopes, presidente do SESCAP-PR, fala sobre os resultados da sua gestão à frente da entidade.
O novo preisdente do Sincovel, William Fischer, é também integrante da Comissão do Tereiro Setor do CRCPR.
A ACCPR foi representada pelo seu VP, Elias Garcia.
O professor Udo Strassburg, coordenador do curso de Ciências Contábeis da Unioeste e acadêmico da ACCPR também marcou presença na reunião.

Na Palavra Livre, o presidente do SESCAP-PR, Michel Vitor Lopes, que é de Cascavel e já presidiu também a ACIC, destacou a importância da presença do CRCPR no interior e antecipou os números positivos apresentados pela entidade no fechamento das contas de 2022, e o nomeação do contador Valdir Pietrobon para a função de assessor parlamentar da entidade, o que possibilitará uma atuação mais incisiva da classe contábil quando a matérias de seu interesse no âmbito da Assembleia Legislativa.

O presidente da FECOPAR, Paulino Oliveira, também teve assento no plenário, e destacou a importância da união das entidades para o fortalecimento da profissão. Já o novo presidente do Sincovel, William Fischer, que é também integrante da Comissão do Terceiro Setor do CRCPR, e cuja posse solene se daria logo mais, à noite, bem como o delegado representante do CRCPR, Jefferson Bonfim, destacaram que a presença da reunião mensal da entidade em Cascavel foi uma excelente oportunidade para os profissionais locais conhecerem mais sobre a entidade.

Estiveram presentes ainda o vice-presidente da Academia Paranaense de Ciências Contábeis, Elias Garcia; Diego Paim, vice-presidente de Assuntos Profissionais e Culturais da Fecopar; João Marcelino, delegado representante do CRCPR em Londrina;  José Koichi Takaesu, presidente do Sindicato de Londrina (Sincolon); o Vereador Sidney Mazutti; e o Professor Udo Strassburg, coordenador do curso de Ciências Contábeis da Unioeste e acadêmico da ACCPR. 


A próxima Reunião Plenária do CRCPR acontece em Curitiba, no dia 28 de abril, a partir das 8h.


Reprodução permitida, desde que citada a fonte.