CRCPR realiza eleições em novembro

Em eleições programadas para 17 e 18 de novembro próximo, o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná vai renovar um terço de seu plenário, integrado por um total de 54 conselheiros, entre efetivos e suplentes - 18 membros, portanto. O link http://www.crcpr.org.br/new/content/acao/eleicoes/2015/ traz todas as informações sobre o pleito, a deliberação CRCPR Nº 019/2015 que instituiu comissão para promover e acompanhar o processo eleitoral, a Resolução CFC Nº 01480/2015, que dispõe sobre as eleições, o edital de convocação para registro de chapas, e demais publicações relacionadas ao pleito.

Registro de chapas

O edital de convocação para as eleições foi republicado em 29 de julho e está disponível no site do CRCPR apresentando novas datas para registro e composição de chapas. A inscrição de chapas poderá ser feita no período de 10 a 19 de agosto, podendo participar como candidatos profissionais da contabilidade, contador ou técnico em contabilidade, brasileiro, habilitado, em pleno gozo dos direitos profissionais, civis e políticos, que não tiverem cometido irregularidades previstas pela lei. Os eleitos terão mandato de quatro anos, com início em 1º de janeiro de 2016 e término em 31 de dezembro de 2019.

Quanto à votação, todos os profissionais com registro definitivo ou provisório, em situação regular, são obrigados a votar. Será facultativo o voto do contador e técnico com idade igual ou superior a 70 anos. Já aqueles que deixarem de fazê-lo sem causa justificada poderão sofrer punição nos termos da lei.

Autarquia federal da administração indireta, criada pelo Decreto-Lei nº 9.295, de 27 de maio de 1946 – alterado pela Lei nº. 12.249/10, o CRCPR tem como funções básicas: registrar, fiscalizar, orientar e disciplinar, técnica e eticamente, o exercício da profissão contábil no Estado do Paraná.