Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias



Presidente Laudelino Jochem e a coordenadora-geral das comissões Ariane Yumi de Almeida Rocha realizam a abertura do evento
"O trabalho que faço aqui no CRCPR tem que ser, no mínimo, tão bom ou melhor do que o que eu entrego para os meus clientes. As expectativas do nosso público em relação ao que a gente apresenta estão cada vez mais altas e nosso objetivo hoje é trocar experiências e ideias para podermos entregar conteúdo e serviços de qualidade, com cada vez mais excelência. É por isto que estamos reunidos aqui hoje", explicou o presidente Laudelino Jochem, na abertura do evento.

No dia 16 de março, o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) realizou o 1º Encontro de Coordenadores de Comissões Temáticas. Pela manhã, com a  condução do presidente Laudelino Jochem, do vice-presidente de Desenvolvimento Profissional Michel Melhem e da coordenadora-geral das Comissões, Ariane Yumi de Almeida Rocha, os coordenadores e os funcionários de apoio dos grupos de trabalho discutiram sobre os projetos do CRCPR e melhorias no funcionamento dos eventos da entidade.

"O conhecimento é nossa maior riqueza, mas só tem valor se puder ser compartilhado. Essa é a riqueza do nosso trabalho aqui nas comissões do CRCPR. Às vezes, contamos aos nossos amigos e familiares sobre o que fazemos aqui e eles querem saber como participar e perguntam quanto ganhamos. Quando dizemos que não ganhamos nada, eles se espantam, mas só nós sabemos o quanto é gratificante e enriquecedora essa atividade. Afinal, a gente aprende ainda mais quando está ensinando, compartilhando conhecimento", disse a conselheira e coordenadora-geral das Comissões, Ariane Yumi de Almeida Rocha.
"No início de 2020, começamos com o desafio de dinamizar o trabalho que vinha sendo realizado. De repente, nos deparamos com um desafio ainda maior, a pandemia. De uma hora para outra, tivemos que decidir o que fazer com os diversos eventos presenciais que já estavam programados e migrar tudo para o ambiente virtual. Ao longo do tempo, fomos aprendendo a trabalhar desse jeito novo e fomos estabelecendo metodologias de trabalho que muitas vezes podem parecer exigências injustificadas, mas que são inovações e melhorias estabelecidas, a partir dos feedbacks internos e do nosso público, sempre buscando entregar mais conhecimento, atualização e qualidade", explicou o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Michel Melhem.
Os vice-presidentes de Administração e Finanças e Desenvolvimento Profissional, Everson Breda Carlin e Michel Melhem, falaram sobre suas experiências e expectativas no encontro
"Quando eu comecei a atuar como conselheiro, ouvia falar da admiração que o pessoal do Conselho Federal e de outros CRCs têm pelo nosso CRCPR. Agora que participo das reuniões nacionais, estou tendo a oportunidade de testemunhar o quanto as nossas atividades, inovações e métodos de gestão são admirados pelos nossos pares em todo o Brasil. Me sinto muito feliz com a produtividade que estamos alcançando com os delegados representantes, coordenadores das comissões e funcionários na criação e condução dos projetos do CRCPR. Temos falado muito sobre impactar, que significa causar comoção, uma impressão muito forte, e é esse o objetivo que temos perseguido com os diversos projetos que temos implementado ao longo dos três últimos anos, os quais vou ter a honra de apresentar agora", disse o vice-presidente de Administração, Everson Breda Carlin, ao trazer a apresentação dos projetos atuais. 

Comunicação e Inovação são pauta principal do evento

Thayse Leonardi ministrou a palestra Comunicação Assertiva e Posicionamento Intencional
No período da tarde, a especialista em Comunicação e Marca Pessoal, Thayse Leonardi, ministrou a palestra Comunicação Assertiva e Posicionamento Intencional. Thayse mostrou como a comunicação de uma pessoa impacta diretamente na forma como ela é percebida pela outra, e lembrou ainda que "um décimo de segundo é o tempo que uma pessoa leva para ter uma primeira impressão sobre você, portanto, há muitos aspectos a considerar, além de dominar o conteúdo". Nesse sentido, discorreu sobre a importância do gestual, do tom de voz, da escolha da roupa certa para cada ocasião e, em se tratando de eventos online, da preparação do ambiente, da iluminação, do som e dos aspectos técnicos para uma boa transmissão, já que primeiro é preciso chamar e reter a atenção da audiência, para depois entregar o conteúdo.  
"Vejam o caso da eleição disputada por John Kennedy e Richard Nixon em 1960. Essa foi a primeira eleição na história americana a ter debates transmitidos pela televisão. Kennedy, um jovem senador, compareceu ao primeiro debate trajando um terno que contrastava com o fundo do auditório e adotou uma postura, uma linguagem corporal e um jeito de falar que criou uma conexão com os 70 milhões de espectadores que assistiram à transmissão. Já Nixon, mesmo contando com toda a experiência de alguém que fora vice-presidente dos Estados Unidos por duas vezes, ficou trabalhando na campanha eleitoral o dia todo e foi direto para o estúdio. Ele estava com uma fisionomia cansada e seu terno parecia ser da mesma cor do fundo do estúdio. Embora sua fala tenha sido recheada de dados, ele não conseguiu cativar a audiência. Nos outros debates que se seguiram, ele conseguiu se recuperar, porém, não o suficiente para superar a boa impressão causada por John Kennedy. Sabem qual foi o segredo do jovem senador? Preparação!", enfatizou.

Na sequência, um Painel Interativo para projetos inovadores foi conduzido pela ex-vice-presidente e coordenadora da Comissão do Empresário Contábil Paranaense Elizangela de Paula, com o apoio da conselheira Gisele Machioski e da coordenadora de Governança, Jeruza Moura.

"Neste momento, façamos uma reflexão sobre projetos que façam a devolutiva a nosso público e sejam diferentes. Pensando além de apenas fazer eventos, o que já fazemos muito bem. Atualmente, por exemplo, pode estar faltando integração entre os grupos de trabalho, que podem estar fazendo um esforço que, se fosse coletivo, geraria menos demandas internas", explicou Elizangela de Paula.
Elizagenla de Paula e Michel Melhem ao fim do Painel Interativo para projetos inovadores


Para encerrar o evento, o presidente Laudelino Jochem realizou um alinhamento sobre como será dado andamento aos projetos iniciados no encontro. 

"Colocar em prática todas as sugestões e ideias que tivemos hoje, depende do trabalho de cada um de nós, nos próximos meses. Vamos avançar, sem medo. Não vamos  ficar parados, vamos mudar. Precisamos sair daqui com um propósito diferente. Começa comigo, com quem está do meu lado, depois com cada profissional da contabilidade e vai se espalhando", motivou Laudelino Jochem.


Participaram ainda do evento os vice-presidentes de Desenvolvimento Regional, Nelinho Kukla, de Administração e Finanças Everson Breda Carlin, de Controle Interno, Eunice Maria Cavali Duarte, de Fiscalização, Jefferson Paulo Martins, e o diretor superintendente Gerson Borges de Macedo.

Compareceram os coordenadores e representantes das Comissões dos Coordenadores e Professores de Cursos de Ciências Contábeis, Cesiro Aparecido da Cunha Junior; Profissional Contábil da Área Cooperativista, Claudiomiro Santos Rodrigues; Profissionais da Contabilidade Eleitoral e Partidária, Décio Vicente Galdino Cardin; CRCPR Jovem, Everson Luiz Lopes;  Diversidade e Inclusão Profissional, Iago França Lopes; Assuntos Contábeis, Fiscais e Tributários, José Julberto Meira Junior; Profissional do Terceiro Setor, Nelson Zafra; Peritos Contábeis, Renê Miguel Reque Filho; Profissionais de Auditoria Contábil, Sérgio Augusto da Porciuncula Jr; Valorização Profissional, Roseli de Souza Ruiz; Empresário Contábil Paranaense, Elizangela de Paula Kuhn; CRCPR Mulher, Rosemere Kiyomi Hayashi; Inovação e Transformação Digital do Profissional Contábil, Daniella Novak; CRCPR Voluntário, Francisco Savi; e Profissional da Contabilidade da Área Rural, Ronaldo Cesar da Silva. Bem como, os funcionários do CRCPR, Adriana Iaizzo Magalhães, Mairê Aparecida Dahle, Nadja Nayra Baptista Andreacci, Victoria Rossini Andreiu, Ana Paula Ambiel Gaigner, Sara Emmanuelle Martins Scarpetta, Eryka Renata de Mello, Marcos Euclides Alves, Rafael Marcos Amaral, Carlos Alberto Jungles de Camargo, Mauricio Ostrowski Junior, Dirceu de Fátima Zonatto e Fernanda Gabriel Mendes.

Reprodução permitida, desde que citada a fonte