O Brasil está na 104ª colocação entre os 180 países avaliados no Índice de Percepção de Corrupção, do Portal Transparência Internacional. Com 36 pontos alcançados no indicador em 2023, o país está abaixo da média global (43 pontos) e da média regional para Américas (43 pontos). Em primeiro lugar, com 90 pontos, encontra-se a Dinamarca.

Considerando a incidência do problema no Estado e que em toda em instituição há o risco de ocorrência de fraude e corrupção, neste mês, o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) publicou sua Política Antifraude e Anticorrupção. O documento identifica os principais riscos e responsabilidades, assim como define a implementação de controles e procedimentos para o enfrentamento.

"O objetivo é fortalecer a integridade do CRCPR, apresentando com transparência os princípios basilares, condutas e comportamentos vedados, regras, canais de denúncia, capacitação e comunicação periódicas, e ações proativas e preventivas para coibir atitudes fraudulentas e de corrupção no âmbito desta entidade", explica o presidente do CRCPR, Everson Breda Carlin.

A Política engloba conselheiros efetivos e suplentes, delegados representantes, coordenadores e membros de comissões temáticas, empregados públicos, terceirizados, estagiários, colaboradores eventuais e empresas contratadas pelo CRCPR.

Confira a Política Antifraude e Anticorrupção na íntegra aqui!

Fonte: Transparência Internacional

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.