Reafirmando o seu compromisso com a transparência, o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná acaba de publicar, em seu Portal da Transparência, o Balanço Socioambiental de 2016. "O documento foi elaborado com a finalidade de apresentar os projetos e atividades do CRCPR, trazendo as principais realizações nas áreas estruturais. Trata-se de demonstrativo de prestação de contas. Além dos projetos voltados à classe contábil, como cursos e palestras de atualização, foram promovidas inúmeras ações direcionadas à comunidade, principalmente a doação a entidades cadastradas de alimentos, material de higiene pessoal e de limpeza, arrecadados durante eventos", comenta o vice-presidente de Relações Sociais do CRCPR, Narciso Doro.
"Fortalecendo a gestão com planejamento estratégico" é o tema dessa edição, que detalha os resultados alcançados pelo Conselho em seu último exercício. São apresentados os principais projetos e realizações nas áreas de Gestão Institucional, que descreve a entidade através da sua visão, missão, valores, história e parcerias; Gestão de Pessoas, que trata da filosofia e diretrizes de recursos humanos; Gestão de Registro, Fiscalização e Educação Continuada, suas áreas principais; Gestão de Responsabilidade Socioambiental, que demonstra a preocupação com o meio social e ambiental; e o Balanço Socioambiental em Dados, que traz Demonstração do Valor Adicionado (DVA), Indicadores do Resultado Operacional e Social, Indicadores dos Benefícios Sociais à Comunidade e indicadores de satisfação dos funcionários e da classe contábil.
"O fortalecimento das instituições com planejamento estratégico e gestão responsável é um desafio não apenas de entidades como o CRCPR, que representam um segmento profissional, mas de todos os órgãos que respondem pela administração pública, nas esferas municipal, estadual e federal", afirma o presidente do CRCPR, Marcos Rigoni na apresentação. Entre os exemplos dessas estratégias, ele destaca a criação de comissões especiais para debater as demandas de diferentes segmentos da classe e buscar soluções aos seus desafios -, entre elas, a Comissão do Perito Contábil, a Comissão Especial de Valorização Profissional, a Comissão dos Profissionais de Auditoria, a Comissão do Profissional Contábil da Área Cooperativista; os projetos Profissional Contábil do Amanhã, Conhecimento Nota 10, da Comissão do Jovem Contabilista e da Integração Estudantil, com iniciativas que levaram formação, motivação, informação e orientação. Na área de educação continuada foram realizados 213 eventos, entre cursos, seminários, palestras, fóruns, alcançando mais de 32 mil participantes diretos no ano, informa.
O vice-presidente de Relações Sociais do CRCPR, Narciso Doro ( primeiro à direita) participou, dia 29 de junho, do XVII Congresso Brasileiro do Terceiro Setor, no Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo. Organizado pela Econômica Desenvolvimento Empresarial, o evento debateu as novidades e os desafios das legislações, da contabilidade e da mobilização de recursos no campo social, terceirização da mão de obra do terceiro setor, recuperação (extra)judicial das entidades beneficentes, imunidade tributária dos entes sociais após o julgamento da ADIN 2028 e diante da PEC da Previdência; instrumentos de controle, transparência nas organizações da sociedade civil e captação de recursos, entre os principais assuntos.