CRCPR publica o Balanço Socioambiental de 2016

Reafirmando o seu compromisso com a transparência, o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná acaba de publicar, em seu Portal da Transparência, o Balanço Socioambiental de 2016. "O documento foi elaborado com a finalidade de apresentar os projetos e atividades do CRCPR, trazendo as principais realizações nas áreas estruturais. Trata-se de demonstrativo de prestação de contas. Além dos projetos voltados à classe contábil, como cursos e palestras de atualização, foram promovidas inúmeras ações direcionadas à comunidade, principalmente a doação a entidades cadastradas de alimentos, material de higiene pessoal e de limpeza, arrecadados durante eventos", comenta o vice-presidente de Relações Sociais do CRCPR, Narciso Doro.

"Fortalecendo a gestão com planejamento estratégico" é o tema dessa edição, que detalha os resultados alcançados pelo Conselho em seu último exercício. São apresentados os principais projetos e realizações nas áreas de Gestão Institucional, que descreve a entidade através da sua visão, missão, valores, história e parcerias; Gestão de Pessoas, que trata da filosofia e diretrizes de recursos humanos; Gestão de Registro, Fiscalização e Educação Continuada, suas áreas principais; Gestão de Responsabilidade Socioambiental, que demonstra a preocupação com o meio social e ambiental; e o Balanço Socioambiental em Dados, que traz Demonstração do Valor Adicionado (DVA), Indicadores do Resultado Operacional e Social, Indicadores dos Benefícios Sociais à Comunidade e indicadores de satisfação dos funcionários e da classe contábil.

"O fortalecimento das instituições com planejamento estratégico e gestão responsável é um desafio não apenas de entidades como o CRCPR, que representam um segmento profissional, mas de todos os órgãos que respondem pela administração pública, nas esferas municipal, estadual e federal", afirma o presidente do CRCPR, Marcos Rigoni na apresentação. Entre os exemplos dessas estratégias, ele destaca a criação de comissões especiais para debater as demandas de diferentes segmentos da classe e buscar soluções aos seus desafios -, entre elas, a Comissão do Perito Contábil, a Comissão Especial de Valorização Profissional, a Comissão dos Profissionais de Auditoria, a Comissão do Profissional Contábil da Área Cooperativista; os projetos Profissional Contábil do Amanhã, Conhecimento Nota 10, da Comissão do Jovem Contabilista e da Integração Estudantil, com iniciativas que levaram formação, motivação, informação e orientação. Na área de educação continuada foram realizados 213 eventos, entre cursos, seminários, palestras, fóruns, alcançando mais de 32 mil participantes diretos no ano, informa.

Para consulta ao BS 2016 na íntegra, acesse aqui.

XVII Congresso Brasileiro do Terceiro Setor

O vice-presidente de Relações Sociais do CRCPR, Narciso Doro ( primeiro à direita) participou, dia 29 de junho, do XVII Congresso Brasileiro do Terceiro Setor, no Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo. Organizado pela Econômica Desenvolvimento Empresarial, o evento debateu as novidades e os desafios das legislações, da contabilidade e da mobilização de recursos no campo social, terceirização da mão de obra do terceiro setor, recuperação (extra)judicial das entidades beneficentes, imunidade tributária dos entes sociais após o julgamento da ADIN 2028 e diante da PEC da Previdência; instrumentos de controle, transparência nas organizações da sociedade civil e captação de recursos, entre os principais assuntos.