CRCPR publica o Balanço Socioambiental 2013

Acaba de ser publicado o “Balanço Socioambiental 2013 - Estratégias para as novas gerações, resultados para toda a sociedade” do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná. O documento, em sete capítulos, traz dados das atividades do CRCPR referentes ao ano de 2013, permitindo leitura do comprometimento da entidade com a sua missão, como se lê nas primeiras páginas, de “registrar, fiscalizar a qualidade dos serviços contábeis e promover o desenvolvimento profissional dos profissionais da contabilidade, por meio das mais avançadas práticas de gestão, garantindo a obediência aos princípios fundamentais da contabilidade e das normas brasileiras de contabilidade” e a visão de “buscar reconhecimento da classe contábil e da sociedade por suas ações e projetos voltados à melhoria contínua dos serviços contábeis”.

Entre as principais iniciativas, foram destaque o projeto Primeiros Passos com o CRCPR, que promoveu a integração do Conselho com o segmento estudantil, em todo o estado, e apoiou profissionais em início de carreira. Ponto alto também foi a 16ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Paraná, em Foz do Iguaçu.

Os dados da gestão de Registro mostram a tendência de aumento do número de contadores e de mulheres entre os profissionais em exercício. Na gestão de pessoal em relação a 2012, o número de funcionários chegou a diminuir de 61 para 60, mas foi mantida a qualidade dos serviços. A gestão de Fiscalização fechou o ano com 88.112 diligências e ampliação da fiscalização eletrônica - Fisc-e – realizada em nove delegacias. Já os programas de Educação Continuada – cursos, palestras, seminários -, presenciais e à distância, treinaram quase 12 mil pessoas no ano. A Gestão da Responsabilidade Socioambiental apresenta realizações que ressaltam o envolvimento crescente da classe contábil com a sociedade.

Último capítulo, o Balanço Socioambiental em Dados publica pesquisas que falam da satisfação dos funcionários e profissionais da contabilidade em relação ao CRCPR e indicadores contábeis, financeiros, patrimoniais e de recursos humanos.