CRCPR publica livro sobre práticas contábeis aplicadas às PME, ME, EPP e entidades sem fins lucrativos

No link abaixo, o CRCPR está disponibilizando para download o arquivo do livro "PRÁTICAS CONTÁBEIS Aplicadas às Pequenas e Médias Empresas (NBC TG 1000), Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (ITG 1000) e Entidades sem Finalidades de Lucros (ITG 2002)", publicado no final de 2013.

Clique aqui para abrir o livro

De acordo com o vice-presidente da Câmara Técnica –gestão 2012-2013 -, Fernando Antônio Borazo Ribeiro, a obra contém tudo que os contabilistas precisam saber para fazer contabilidade de acordo com a ciência contábil e as regras atuais. Trata-se da consolidação de legislações que afetam a profissão contábil e principalmente de princípios e normas da contabilidade, divulgados por meio de resoluções do Conselho Federal de Contabilidade, com destaque para as resoluções: 750/93 (Princípios de Contabilidade); 1.185/09 (NBC TG 26 – Apresentação das Demonstrações Contábeis); 1.255/09 (NBC TG 1000 – Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas); 1.330/10 (ITG 2000 – Escrituração Contábil); 1.376/11 (NBCTG - Estrutura Conceitual); 1409/12 (ITG 2002 - Entidades sem Finalidade de Lucros) e a 1418/12 (ITG 1000-Modelo Contábil para Microempresa e Empresa de Pequeno Porte), que tratam, entre outros aspectos, da elaboração e apresentação das demonstrações contábeis.

Aspecto particularmente interessante da obra é que, além de detalhar os diversos tipos de demonstrações contábeis, dá especial ênfase à prática contábil, apresentando modelos de documentos para a contabilidade das PMEs, MP/EPP e Entidades sem Finalidades de Lucros.

Trata dos princípios da contabilidade, nos quais estão embasadas as Normas Brasileiras de Contabilidade editadas pelo CFC. Expõe os aspectos qualitativos das demonstrações, a diferença entre as normas e os princípios; como reconhecer e mensurar de forma confiável o Ativo, o Passivo, o Patrimônio Líquido, o Resultado, a Receita e a Despesa.

Entre os modelos, apresenta exemplos de estrutura das demonstrações contábeis, função e funcionalidade das contas, de registro de operações, como fazer a escrituração contábil digital, como formalizar os Livros Contábeis, modelo de comunicação formal da obrigatoriedade do registro de Livros Contábeis, como arquivar as demonstrações na Junta Comercial, os principais tipos de sociedades com modelos de contratos sociais e o passo a passo para o registro, bem como a resolução que trata do registro cadastral das organizações contábeis, tabela de obrigações acessórias e ainda traz o código de ética do contador.

O objetivo do CRCPR ao editar o livro, explica a presidente do CRCPR, Lucélia Lecheta, foi reunir em um compêndio material de qualidade sobre a elaboração e apresentação das demonstrações contábeis e colocá-lo à disposição dos profissionais, educadores e estudantes de contabilidade.