Com foco em manter uma gestão transparente, o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) publica o Balanço Socioambiental, referente ao ano de 2017. O Balanço é um relatório anual que reporta as ações e atividades do CRCPR, prestando contas à sociedade e, especialmente, à classe contábil, quanto à aplicação do orçamento que arrecada e administra.

"A despeito da resistência de velhos costumes, no regime democrático, instituições sólidas que trabalham para manter o Estado funcionando dentro de regras estáveis se estabeleceram ou se fortaleceram. É o caso do Sistema CFC/CRCs e demais conselhos de profissões regulamentadas", afirma o presidente do CRCPR, Marcos Rigoni. “Esta edição presta contas deste trabalho, em especial aos mais de 34 mil profissionais da contabilidade que atuam sob sua jurisdição, e que fazem deste um dos cinco maiores conselhos de contabilidade do País”, completa Rigoni.

A presente edição, em 10 capítulos, contempla resultados e ações da equipe do Conselho e parceiros, ao longo do ano de 2017, a fim de assegurar o cumprimento da sua missão de “promover o desenvolvimento da profissão contábil, primando pela ética e qualidade na prestação dos serviços, atuando como fator de proteção da sociedade”, e em busca de alcançar sua visão: “ser referência nacional e internacional como órgão de profissão regulamentada, politicamente articulado e formador de opinião em questões socioeconômicas, tributárias, técnicas e organizacionais, consolidando a profissão contábil como fator de proteção da sociedade”.

O documento apresenta as principais realizações na Gestão Institucional, como o trabalho desenvolvido por Comissões, Fóruns e grupos de estudo; novas parcerias para trabalhos conjuntos em prol da comunidade e da classe contábil; revitalização da sede do Conselho; e a eleição de renovação de 2/3 do Plenário do CRCPR. Na sequência, é apresentada a Gestão de Pessoas, que trata das diretrizes aplicadas aos recursos humanos, incluindo contratações realizadas mediante Concurso Público (2016) e o perfil da força de trabalho do Conselho.

Em seguida em Gestão de Registro, ressalta-se o perfil dos profissionais da contabilidade registrados no Paraná, bem como detalhes sobre registros e os exames de suficiência realizados no ano anterior. No âmbito da Gestão da Fiscalização, destaca-se as aberturas de fiscalização em diversas cidades do Estado e a atuação junto à Comissão de Peritos do CRCPR em visitas a órgãos do Poder Judiciário para divulgar o Cadastro Nacional de Peritos Contábeis (CNPC), criado pelo CFC em 2016. O ano de 2017, registrou também intensa atuação do CRCPR junto aos profissionais da contabilidade por meio da fiscalização eletrônica (fisc-e), de visitas e observância dos critérios nacionais de fiscalização em variados setores, tanto no âmbito de organizações públicas quanto privadas.

Na Gestão da Educação Continuada e Eventos, o relatório informa sobre os 221 eventos realizados em todos os meses do ano e em diversas cidades do Paraná, em formatos como fóruns, seminários, palestras e cursos. Neste ano, reforçou-se a utilização de meios digitais para transmissão dos eventos ao vivo ou de modo gravado, possibilitando o alcance a mais profissionais.

Destaca-se ainda a área de Gestão de Responsabilidade Socioambiental que trata do apoio do CRCPR à comunidade, seja com o Programa do Voluntariado da Classe Contábil do CRCPR, ou mesmo ações internas de conscientização aos funcionários.

Na área de Comunicação apresenta-se os mais variados meios de comunicação e interação com a classe contábil paranaense, dispondo de informação relevante, atualizada e de qualidade ao seu público, utilizando-se inclusive de novas mídias como redes sociais, Youtube e aplicativo Whatsapp, por exemplo.

Por fim, o Balanço Socioambiental em Dados reporta a Demonstração do Valor Adicionado (DVA), Indicadores do Resultado Operacional e Social, e Indicadores dos Benefícios Sociais à Comunidade.

"O documento foi elaborado com a finalidade de apresentar os projetos e atividades do CRCPR, trazendo as principais realizações nas áreas estruturais. Trata-se de demonstrativo de prestação de contas. Além dos projetos voltados à classe contábil, como cursos e palestras de atualização, foram promovidas inúmeras ações direcionadas à comunidade, principalmente a doação a entidades cadastradas de alimentos, material de higiene pessoal e de limpeza, arrecadados durante eventos", comenta o vice-presidente de Relações Sociais do CRCPR, Narciso Doro.

Para consultar na íntegra o Balanço Socioambiental 2017, clique aqui!